Estão abertas as inscrições para o PIBIC 2024-2025
Com cinco bolsas disponíveis para estudantes, o programa fomenta a pesquisa científica e reforça o compromisso da FEMA com a inovação e o desenvolvimento acadêmico
Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA). Criado em 2011, o programa tem como objetivo fomentar a vocação científica e aprimorar habilidades de pesquisa e inovação, por meio da participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa.
De acordo com o Edital, serão disponibilizadas cinco bolsas de R$ 700,00 para estudantes e cinco bolsas de R$ 505,88 para orientadores. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de setembro de 2024.
Para participar do PIBIC, o docente deve ter titulação de doutor e estar com seu currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq. Caso o projeto de pesquisa envolva seres humanos, o professor também deverá estar cadastrado como pesquisador na Plataforma Brasil.
Os estudantes interessados devem estar matriculados entre o primeiro e o penúltimo ano da graduação, ter disponibilidade para o desenvolvimento do projeto e apresentar bom desempenho acadêmico, além de também estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes (para mais detalhes sobre os requisitos, consulte o edital completo).
O PIBIC está alinhado ao sistema de cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), consolidando a importância da pesquisa científica na FEMA.
Segundo o vice-diretor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) e presidente da Comissão Científica do PIBIC/PIBITI/CNPQ/FEMA, professor Me. Fernando Antonio Soares de Sá Junior, o programa desempenha uma grande importância para a formação dos estudantes. “Acreditamos que o PIBIC, assim como outros programas de incentivo à pesquisa da FEMA, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico de nossos estudantes. Ele não só oferece uma oportunidade única de vivenciar a pesquisa científica, mas também prepara os alunos para enfrentar desafios complexos em suas áreas de atuação. Esse tipo de experiência é crucial para formar profissionais inovadores, com pensamento crítico e capacidade de gerar soluções para problemas reais. Além disso, o PIBIC fortalece o compromisso do IMESA em promover uma educação de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão de forma eficiente”, afirma Fernando Sá.
O resultado da seleção será divulgado ainda este mês. Para conferir o cronograma e outras informações sobre PIBIC, clique aqui.
Posts relacionados
Inscrições abertas para o XVII Fórum Científico da FEMA
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) anuncia a abertura das inscrições para o ...
Leia maisIMESA celebra 36 Anos de excelência e compromisso com a educação
Neste sábado, dia 24 de agosto de 2024, o Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) ...
Leia mais