Estagiários criam obra tátil em 3D para exposição inclusiva no MAPA
Peça em formato de girassol permite que pessoas com deficiência visual apreciem a arte por meio do toque na mostra “Olhares que Transformam”, aberta ao público até outubro em Assis
Dois estagiários do Hub Inova FEMA desenvolveram uma peça em 3D com o objetivo de tornar a arte mais acessível para pessoas com deficiência visual. O quadro, que representa um girassol, está em exibição na mostra “Olhares que Transformam”, no Museu de Artes Primitivas de Assis (MAPA), no Parque Buracão.
A exposição reúne mais de 40 obras das artistas Márcia Garcia e Carol Garzim e fica aberta ao público até o início de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A iniciativa surgiu a partir de um convite do presidente da Associação das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo (APDESP), Claudomiro de Souza, que desafiou a equipe do Hub Inova FEMA a criar uma obra que pudesse ser apreciada pelo toque. O girassol foi escolhido por carregar um forte simbolismo para a comunidade: ele representa a busca pela luz e a luta para não ser invisível.
Os estudantes Luigi Carpentieri Botelho e Yago Siqueira Nascimento aceitaram o desafio e, em apenas dez dias, modelaram digitalmente a flor. Em seguida, eles contaram com a impressão em 3D feita pela Galanta, parceria da FEMA com ações na área de impressão 3D, e, por fim, finalizaram a peça.
Para Luigi, estar na abertura do evento, realizada no dia 1º de setembro, foi um momento marcante: “Sentimos que participamos de um grande passo para trazer visibilidade a pessoas que muitas vezes são ignoradas pela sociedade. Todo o empenho e dedicação valeram a pena”, destacou.
A mostra busca promover inclusão e diversidade, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham uma experiência sensorial com a arte. “Minha inspiração foi poder ser útil e ajudar aqueles que mais precisam, pensando em como poderíamos melhorar, mesmo que um pouco, a vida delas”, completou Luigi.
Yago também ressaltou o impacto do projeto: “Foi gratificante trabalhar em algo que atende um grupo vulnerável e ainda desperta reflexão sobre inclusão”, conta.
Com essa ação, o Hub Inova FEMA reforça o papel da tecnologia como ferramenta de transformação social e acessibilidade.
Posts relacionados

Fisioterapia convida a todos para o evento “Passos que Salvam”, no Buracão
Os estudantes do quarto ano do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de ...
Leia mais
FEMA realiza edição 2025 da Expo Inovação com o tema “Criando conexões”
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), por meio da coordenadoria do curso de ...
Leia mais