Notícias FEMA

Ergonomia encerra Jornada 2016

Durante três dias, evento trouxe minicursos para alunos e profissionais da área

A quinta edição da Jornada de Enfermagem da Fema terminou na quarta-feira, dia 9 de novembro. Em três dias, diversas atividades discutiram o tema “Enfermagem em Ação”.

Na noite de encerramento, alunos da graduação e profissionais assistiram à palestra “Ergonomia e suas potencialidades no campo de atuação do enfermeiro”, com a fisioterapeuta Heloísa Tófoli.

“A ergonomia é um estudo antigo que aborda a adequação do ambiente de trabalho”, explica a profissional. “O enfermeiro tem uma atividade desgastante. Se o ambiente de trabalho estiver mal preparado ou ele não souber a postura correta para executar suas atividades isso tudo traz desconfortos, dores na coluna, no joelho”.

Essa adaptação, lembra a especialista, deve ser cada vez mais utilizada pelas empresas, independente de sua área de atuação. “No dia-a-dia é importante cuidar do ambiente do trabalho. A questão da ergonomia colabora para a redução de gastos nas empresas, a diminuição no número de atestados médicos, e os funcionários atuam com mais ânimo”.

Além da palestra, na segunda e terça-feira a Jornada de Enfermagem ofereceu minicursos. “Atividades teórico-práticas envolvem alunos e profissionais da área, atualizando mudanças preconizadas pelo Coren, o Conselho Regional de Enfermagem”, diz a professora Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora da graduação.

No primeiro dia, os participantes acompanharam o minicurso “Eletrocardiograma, realização e interpretação do exame”, com a enfermeira especialista Caroline Mendes e Silva, que apresentou aspectos técnicos do procedimento e também de que forma analisar o resultado do exame a tempo de reverter situações em que o estado de saúde do paciente é grave.

Também na segunda-feira, a enfermeira Beatriz Wolf falou da “Atuação do enfermeiro na avaliação e execução da punção venosa e arterial”. Além da teoria, os participantes puderam fazer na prática a punção venosa, que é a coleta do sangue.

No penúltimo dia do evento, Thais Erika Medeiros trouxe o minicurso “Atuação do enfermeiro na instalação de máscara laríngea”, procedimento utilizado quando o paciente tem dificuldade para respirar. Já a especialista Caroline Almeida apresentou “Avaliação e execução dos diferentes tipos de sondagem vesical”, dispositivo inserido na bexiga do paciente em procedimento técnico que, mal feito, pode causar infecção.

A 5ª Jornada de Enfermagem encerra as atividades da graduação que completou uma década de existência. A história do curso começou em fevereiro de 2006 com a instalação das duas primeiras turmas. Em pouco tempo, a Enfermagem da Fema se voltaria para a comunidade se tornando referência em Assis e região. 

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos