Notícias FEMA

Envio de artigos segue até 19 de julho

Na edição de aniversário, os artigos abordarão um único tema, a Inclusão Social

A Revista Vale, publicação científica da FEMA voltada à Arte, Ciência e Cultura, chega ao seu 10º aniversário. E, para celebrar a data, a próxima edição vem com novidades. Neste ano, os artigos abordarão um tema único, a Inclusão Social.

“Consideramos interessante trazer um assunto especifico. Essa unidade serve como base no sentido de instigar os pesquisadores. O que as diversas e diferentes áreas de conhecimento têm a contribuir com o tema Inclusão Social?”, questiona o professor Sidney de Paulo, um dos organizadores da Vale.

“A proposta, além disso, é abordar a temática de forma mais abrangente. Inclusão social não é só a do deficiente físico ou a da população de baixa renda, por exemplo. Devemos pensar no oposto, nas exclusões sociais, e o que devemos fazer para incluir quem está excluído dos benefícios de uma vida em sociedade”.

Criada em 2007, a missão da Revista Vale é promover e disseminar as pesquisas de inúmeras áreas no Brasil, atreladas aos cursos de graduação da FEMA. O público-alvo é formado por pesquisadores, professores, alunos e profissionais em geral.

O professor Sidney de Paulo ressalta que a publicação é um estímulo à produção acadêmica.  “A revista mostra um outro compromisso da FEMA, de não apenas formar profissionais para o mercado de trabalho, mas também de incentivar a pesquisa científica integrada à realidade social da nossa comunidade”.

A FEMA apoia integralmente a produção científica. Em 2017, o PIC, Programa de Iniciação Científica, distribuiu 80 bolsas. A fundação também oferece projetos junto ao CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em pesquisas que integram o PIBIC e o PIBITI. Todo o trabalho produzido é apresentado durante o Fórum Científico.

“Quem faz pesquisa encontra um caminho interessante. Pesquisar estimula a curiosidade e ajuda a desenvolver uma mente reflexiva”, diz de Paulo. “É através desse trabalho, que une aluno e professor, que vamos consolidar a FEMA também como uma instituição de pesquisa”.

A Revista Vale tem versão digital e impressa, e está indexada sob o número 1676-2525 do ISSN, código verificador exclusivo e o único identificador de padrão internacional. O periódico tem conceito Qualis B5 da Capes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação.

O período de submissão dos artigos para a Vale segue até 19 de julho. Os interessados devem acessar a área da revista no site da FEMA, www.fema.edu.br, para enviar os trabalhos. O resultado das avaliações, feitas por pareceristas internos e externos, será divulgado em setembro.

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos