Cursos promovem palestra sobre licitação pública na construção civil
Atividade interdisciplinar dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil abordou a nova Lei de Licitações e a atuação de engenheiros e arquitetos em obras públicas
Os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram, no dia 6 de maio de 2026, uma palestra sobre licitação pública na construção civil, ministrada pelo professor Me. Hilário Vetore Neto. A atividade reuniu estudantes dos dois cursos para discutir aspectos técnicos e legais relacionados à execução de obras públicas.
A proposta da palestra foi trabalhar competências e habilidades ligadas às normas e legislações que regulamentam os processos licitatórios no setor da construção civil. A atividade também teve caráter interdisciplinar, conectando conteúdos das disciplinas de Administração Municipal, no curso de Arquitetura, e Gerenciamento e Planejamento de Obras, na Engenharia Civil.
Durante o encontro, os estudantes puderam compreender como funciona a aplicação da nova Lei de Licitações no contexto das obras públicas realizadas pelos municípios, estados e pela União. O professor destacou a importância do conhecimento técnico na elaboração de projetos, planilhas orçamentárias, cronogramas físico-financeiros e demais documentos que subsidiam os processos licitatórios.
Além da abordagem teórica, a palestra buscou aproximar os futuros profissionais das demandas reais da administração pública. Segundo o professor Guilherme Galvão De Oliveira, que organizou o evento, a área de licitações representa um importante nicho de atuação para engenheiros e arquitetos, envolvendo desde o desenvolvimento de projetos até a tomada de decisões técnicas voltadas à execução de obras públicas.
A iniciativa também teve como objetivo qualificar os estudantes da FEMA para atuarem de forma mais preparada no setor público, contribuindo com propostas viáveis e conhecimento técnico aplicado às necessidades da construção civil e da gestão pública.
Posts relacionados

FEMA marca presença em audiência sobre revisão do Plano Diretor de Assis
Um grupo formado por estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação ...
Leia mais
Estudantes visitam obra de usina sustentável em Palmital
No dia 28 de março de 2026, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Fundação ...
Leia mais