Notícias FEMA

Cursos iniciam parceria interdisciplinar

Ainda em fase inicial, a parceria é possível por meio do TCC da estudante Adrianni Desiró, que pretende criar órteses e próteses na impressora 3D, para pacientes da Fisioterapia

Os cursos de Informática e Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estão iniciando uma parceria interdisciplinar que visa construir órteses em impressora 3D, para atender necessidades de pacientes. Ainda em fase inicial, a parceria é possível por meio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante Adrianni Desiró, do terceiro ano de Ciência da Computação. O projeto, orientado pelo professor Célio Desiró, pretende estudar como criar as peças na impressora 3D conforme a necessidade de cada paciente.

Segundo a coordenadora da graduação em Fisioterapia da FEMA, professora Ma. Maria Eulália Baleotti, o trabalho será um complemento para o projeto iniciado pela coordenação do curso de professora Dra. Cássia Regina Saade Pacheco, em janeiro de 2022, que constrói recursos de tecnologia assistiva com materiais recicláveis. “Este trabalho funcionará a partir da prática supervisionada em Neurologia, do quarto ano do curso, que presta auxílio em domicílio para pacientes acamados. Nesse estágio são realizadas visitas à casa dos pacientes, para que os estudantes entendam as necessidades e indiquem a órtese do paciente. A diferença é que, agora, ao invés de construirmos o recurso, levaremos para os cursos de Informática, para diagramação do molde e fabricação na impressora 3D”, conta Maria Eulália.

A professora complementa dizendo que, essa primeira órtese ser um projeto de iniciação científica de um curso de tecnologia da informação, a partir de um problema de saúde, reforça que o futuro é a prática colaborativa. “Todo mundo tem algo para acrescentar, para que soluções para os problemas sejam encontradas. Por isso, apesar de o TCC ainda estar em fase inicial, a expectativa é que existam, cada vez mais, outros projetos interdisciplinares dentro do campus; seja dos cursos de saúde com os cursos de Informática, ou entre outros cursos também”, finaliza.

 

FEMA-semacom-2024

Publicidade da FEMA promove SEMACOM 2024

28ª edição do evento reuniu estudantes, professores e profissionais para discutir a economia ...

Leia mais
semacom_blog

Semana de Publicidade acontece na próxima semana

O evento será realizado do dia 20 ao dia 24 de maio de 2024, e as inscrições para o evento já ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos