Curso promove encontro para discutir terapias complementares na Enfermagem
O terapeuta Isaias Ferreira destacou a importância da integração de terapias complementares na prática clínica
No último dia 23 de outubro, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu um encontro para os estudantes do 5º ano do curso de Enfermagem. A professora da disciplina “Terapias Complementares”, Ma. Maria José Caetano F. Damaceno, em parceria com o terapeuta especialista em Medicina Germânica e hipnose clínica, Isaias Ferreira, lideraram uma discussão sobre a aplicação de terapias complementares na prática do Enfermeiro.
A iniciativa responde diretamente às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem, as quais enfatizam a importância da formação do Enfermeiro para atender às necessidades sociais da saúde, com destaque para o Sistema Único de Saúde (SUS). As diretrizes visam assegurar a integralidade da atenção, bem como a qualidade e humanização do atendimento.
Desde a implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em 2006, o SUS tem incorporado novas terapias em sua Rede de Atenção. Esta política está fundamentada na prevenção de agravos e promoção e recuperação da saúde, com foco especial na Atenção Primária. Seu objetivo é aprimorar a resolutividade dos serviços de saúde, por meio da integração entre o modelo convencional de cuidados e práticas complementares, atuando de forma conjunta no diagnóstico, avaliação e cuidado.
O terapeuta Isaias expressou sua satisfação com a iniciativa da FEMA, afirmando: “Devo parabenizar o curso de enfermagem da Fema por proporcionar aos seus alunos momentos como o que pudemos experimentar. É importante que os profissionais de saúde percebam o ser humano como um ser integralizado, com suas esferas de existência intimamente conectadas e compreendam as doenças como sintomas de uma desordem interior, focando não nos sintomas, mas nos pacientes. A Nova Medicina Germânica, a Hipnose Clínica e a Programação Neurolinguística têm se mostrado aliadas poderosas para descobrir e tratar os fatores internos que estão por trás das doenças.”
Os alunos também expressaram a importância do evento, afirmando que a discussão proporcionou um entendimento mais profundo da ação e reação do corpo humano, assim como o funcionamento das emoções. Eles destacaram como os aprendizados sobre a terapia germânica e a hipnoterapia permitirão oferecer um atendimento mais eficaz aos pacientes, inclusive no tratamento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
A professora Ma. Maria José e a coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, professora Dra. Caroline Fernandes, consideram esses momentos como oportunidades essenciais para a formação diferenciada dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho. Elas expressaram agradecimento ao terapeuta por sua valiosa contribuição nesse processo. A iniciativa demonstra o compromisso contínuo da FEMA em promover uma formação abrangente e atualizada para os futuros profissionais de Enfermagem.
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