Notícias FEMA

Curso promove capacitação em evento

Capacitação teórica e prática oferecido pela FEMA em parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIGO) visa reduzir a mortalidade materna através de técnicas de sequenciamento

No dia 29 de abril de 2023, a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIGO) realizou um evento de capacitação do manejo da hemorragia pós-parto na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade materna.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estabeleceu estratégias para reduzir a mortalidade materna, e a hemorragia pós-parto é a principal causa de morte materna. Com base nisso, a LIGO reproduziu uma capacitação teórica e prática, onde participaram cerca de 55 alunos do curso técnico de enfermagem da ETEC Assis e da graduação em Enfermagem da FEMA.

Os participantes tiveram a oportunidade de simular o manejo da hemorragia pós-parto e de confeccionar o balão de Bakri, um balão hemostático que faz a compressão do útero. A capacitação também ofereceu teoria e prática, com a utilização de sequenciamento na abordagem da hemorragia pós-parto e o uso de tecnologias para enfrentamento ao choque hemorrágico, com estações de simulação realística.

Segundo a professora Dra. Talita Domingues Caldeirão, que coordenou a capacitação, a Estação Prática Código Vermelho é considerada a mais complexa do ponto de vista emocional. “Essa estação exigiu a organização rápida de fluxos assistenciais, a utilização de um protocolo específico e do kit de hemorragia pós-parto em uma paciente cujo sangramento piorava a cada minuto”, comenta.

O evento foi considerado muito proveitoso para os participantes, que puderam refletir sobre o papel do enfermeiro e da enfermagem no manejo da hemorragia pós-parto, além de também discutir a situação das emergências obstétricas, dos óbitos maternos e da organização da rede materno-infantil no município de Assis.

A iniciativa da LIGO e da FEMA contribui para a formação dos futuros profissionais da saúde e para a melhoria da assistência prestada às mulheres em situação de parto e pós-parto. A redução da mortalidade materna é uma meta importante a ser alcançada e eventos como esse são essenciais para atingirmos esse objetivo.

Parceria entre FEMA e Arquivo da Propaganda amplia acesso a acervo publicitário

O curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...

Leia mais

Professores e alunos promovem ação na UBS Fiúza no Dia Nacional do Diabetes

No último dia 26 de junho, os alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos