Notícias FEMA

Curso de Fisioterapia promove ação no Hospital Regional de Assis

Ação da Fisioterapia da FEMA em comemoração ao Dia Internacional da Mulher leva conscientização sobre saúde da mulher às colaboradoras do hospital

 

No dia 16 de março de 2023, o curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) organizou uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no Hospital Regional de Assis (HRA). O evento contou com acolhimento das colaboradoras pelos alunos e professoras da Fisioterapia da FEMA, alongamentos, percepções corporais, dinâmicas, técnicas respiratórias e de mobilização neural para melhorar a flexibilidade e mobilidade corporal, além de um ciclo de palestras sobre “Saúde da mulher no climatério e menopausa: como a Fisioterapia pode ajudar?”.

 

O público-alvo da ação foram as colaboradoras do HRA. Segundo a professora Mariana Romanholi, uma proporção significativa da equipe do hospital é do sexo feminino (cerca de 358 mulheres de um total de 556 colaboradores), e a maioria delas está atualmente passando pelo climatério ou já na menopausa. Nestas fases, ocorrem diminuições drásticas da produção de hormônios femininos, que podem resultar em uma série de mudanças no corpo da mulher, sentidas a curto, médio e longo prazos. Entre os sintomas, os mais relatados são fogachos, insônia, alteração de humor, diminuição da libido, ressecamento vaginal e dor durante a relação sexual. Além disso, na menopausa há maior propensão ao desenvolvimento de osteoporose e doenças cardiovasculares. Sendo assim, a ação focou em como a fisioterapia pode ajudar as mulheres durante este período, reduzindo os desconfortos causados pelas mudanças hormonais, melhorando a densidade óssea, prevenindo doenças cardiovasculares e promovendo o bem-estar geral. 

 

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, professora mestra Mariana Pereira Bertoche, a ação foi um sucesso e as funcionárias do hospital apreciaram a oportunidade de aprender maneiras de gerenciar melhor sua saúde durante o climatério e a menopausa. Ela também destacou que a ação foi especialmente significativa porque foi organizada em março, mês que serve como um lembrete da importância da saúde e empoderamento das mulheres.

 

O curso de Fisioterapia da FEMA tem se empenhado em promover a saúde e o bem-estar da comunidade local, e esta ação é mais um exemplo de seu compromisso. A coordenação espera continuar organizando eventos semelhantes que possam beneficiar a comunidade e contribuir para a qualidade de vida da população de Assis e região.

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais

Curso de Fisioterapia é reconhecido pelo Crefito por contribuições na pandemi …

Além do reconhecimento do curso, as professoras Dra. Cássia Pacheco e Ma. Maria Eulália Baleotti ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos