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CPA da FEMA | Transparência e melhoria contínua para crescimento institucional

Saiba como a Comissão Própria de Avaliação envolve a comunidade acadêmica e promove avanços na infraestrutura e na qualidade do ensino na FEMA
CPA da FEMA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) desempenha um papel crucial na garantia da qualidade dos serviços prestados pela instituição. Composta por uma equipe diversa (incluindo professores, um membro representante dos estudantes, um membro representante da comunidade e um membro do corpo de funcionários da FEMA), a CPA é responsável pela condução do processo de autoavaliação institucional, essencial para identificar tanto as fragilidades quanto os pontos positivos da instituição, permitindo o aprimoramento contínuo das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além das condições de infraestrutura e trabalho.

 

De acordo com a presidente da CPA, Dra. Maria Angélica Lacerda Marin, a autoavaliação não é apenas uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mas um processo de reflexão institucional. “O principal papel da CPA é dar voz à comunidade acadêmica, aos funcionários e a todos aqueles que compõem a nossa instituição, para que possam expressar seu pensamento de maneira livre e democrática a respeito das políticas e ações implementadas”, afirma a professora.

 

Nos últimos anos, a CPA tem gerado importantes mudanças na FEMA, a partir dos resultados obtidos nas avaliações. “A partir das respostas da comunidade acadêmica, implementamos ações significativas, como a finalização do projeto de acessibilidade no campus e a criação de um novo site em 2024, facilitando o acesso à informação e melhorando a comunicação institucional”, explica Dra. Maria Angélica.

 

Outras ações relevantes incluem a criação de um canal de ouvidoria e de um protocolo eletrônico, que permitem a expressão anônima ou identificada de críticas e sugestões, além de melhorias na infraestrutura, como a modernização dos mobiliários e equipamentos. A transparência também foi aprimorada, com a criação de uma página da CPA no site da FEMA para divulgar informações sobre gestão, recursos e prestação de contas.

 

O processo de avaliação segue etapas bem definidas, começando com a sensibilização dos grupos que responderão aos questionários. Esses formulários são disponibilizados eletronicamente no portal da FEMA e são respondidos por alunos, funcionários e professores em momentos distintos. Após a coleta das respostas, os dados são analisados e discutidos em reuniões específicas com cada grupo. “A partir dessa discussão, identificamos as ações e políticas necessárias para o crescimento da nossa instituição, seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou nas condições de trabalho e infraestrutura”, ressalta Dra. Maria Angélica.

 

Além de sua função na autoavaliação, a CPA tem papel indispensável no recredenciamento do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), sendo responsável pela preparação e entrega de relatórios que demonstram o cumprimento das exigências do Conselho Estadual de Educação (CEE). A comissão também atua nos processos de renovação de reconhecimento dos cursos.

 

A participação de todos os públicos da FEMA é fundamental para o sucesso da autoavaliação, seja estudante, professor ou funcionário. “É preciso compreender a autoavaliação como um processo de reflexão coletiva sobre o dia-a-dia da FEMA. Todos os envolvidos devem ter o compromisso com o conhecimento gerado por meio dessa avaliação, para que possamos aprender e melhorar”, destaca a presidente da CPA. Ela também reforça que a autoavaliação deve ser vista como uma oportunidade de crescimento e não como um processo punitivo.

 

A CPA da FEMA, ao integrar a comunidade acadêmica no processo de autoavaliação, garante que a instituição continue se adaptando às necessidades dos seus estudantes, funcionários e professores, consolidando-se como referência no cenário educacional da região.




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