Conselho Curador realiza reuniões decisivas e aprova novas diretrizes para 2025
Deliberações incluem aprovação de convênios de cooperação mútua, novas diretrizes para bolsas e o reajuste das mensalidades para o próximo ano
O Conselho Curador da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) conduziu duas reuniões cruciais no mês de agosto de 2024, deliberando sobre temas de grande impacto para o futuro da instituição.
No dia 12 de agosto, foi realizada uma Reunião Extraordinária. Entre os principais temas discutidos, destacam-se a nova política de estímulo à educação superior e o Programa de Preenchimento de Vagas Remanescentes (PPVR), a readequação do contrato com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Assis, além da autorização de convênios de cooperação técnica e científica com prefeituras da região e outras instituições de destaque.
Um dos pontos altos da reunião foi a aprovação de acordos de cooperação mútua que visam fortalecer as relações da FEMA com instituições como a Fundação Educacional de Caratinga e a International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA). Tais convênios são estratégicos tanto para a Fundação quanto para as instituições e prefeituras envolvidas. O acordo com a IFMSA Brazil, em especial, prevê um intercâmbio nacional e internacional de estudantes de Medicina, permitindo que a FEMA receba alunos de outras faculdades e também envie seus estudantes para outras instituições. Com a deliberação favorável do Conselho, o convênio agora avança para a segunda fase, na qual a IFMSA Brazil avaliará a aptidão da FEMA para participar do programa de intercâmbio.
Outro tema central da reunião foi o PPVR, que oferece descontos para aprovados no vestibular regular da FEMA em diversas categorias específicas. O programa abrange servidores públicos municipais de municípios consorciados ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), seus dependentes legais, empregados das Santas Casas de Misericórdia da região, policiais militares e civis estaduais, além de egressos da Escola Técnica Estadual (ETEC), Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e escolas públicas estaduais. Durante a reunião, foi aprovada e encaminhada à Prefeitura de Assis a minuta que propõe uma nova política para o programa.
Já no dia 30 de agosto, o Conselho realizou uma Reunião Ordinária, conforme previsto no Estatuto. Nesta reunião, foi aprovado o orçamento da FEMA para 2025 e um reajuste de 2% nas mensalidades, a ser implementado a partir de janeiro de 2025. Esse reajuste é considerado uma vitória, pois é significativamente menor do que nos anos anteriores. O orçamento aprovado será encaminhado à Prefeitura de Assis para incorporação ao orçamento do município e, posteriormente, à Câmara Municipal para aprovação.
Segundo o presidente do Conselho Curador da FEMA, professor Me. David Lucio de Arruda Valverde, este ano o Conselho Curador aprovou medida histórica buscando o apoio aos alunos da FEMA reajustando a mensalidade abaixo da previsão da inflação. A medida segue no incentivo à educação superior regional e reafirma o compromisso da FEMA e do Conselho Curador com as pessoas e com a gestão transparente.
As decisões tomadas nesta Reunião Extraordinária reafirmam o compromisso do Conselho Curador da FEMA com a contínua melhoria da instituição, buscando sempre alinhar suas ações à missão de proporcionar uma educação de qualidade e fomentar parcerias estratégicas que beneficiem toda a comunidade acadêmica.
Posts relacionados
Inscrições abertas para o XVII Fórum Científico da FEMA
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) anuncia a abertura das inscrições para o ...
Leia maisProcesso Seletivo para preceptoria no curso de Medicina vai até hoje
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) publicou o Edital nº 12 de 20 de setembro ...
Leia mais