Notícias FEMA

Conferência sobre parto humanizado

Evento reuniu palestrantes e convidados em Brasília

Na última semana de novembro, a professora Verusca Capellini, do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis, participou da IV Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, em Brasília, DF.

Dentre os assuntos debatidos entre os dias 26 e 30 de novembro, foram abordadas propostas inovadoras de humanização da assistência perinatal e as boas práticas de gestão ao cuidado obstétrico. O encontro trouxe ainda discussões sobre a interculturalidade e os novos modelos de atenção à saúde da mulher e da criança.

Na segunda-feira, dia 28, a docente da Fema apresentou um resumo de três pesquisas produzidas conjuntamente com os alunos da graduação. O estudo desenvolvido tratou da atenção humanizada ao recém-nascido.

A conferência contou com renomados profissionais do Brasil e do exterior, como o obstetra francês Michel Odent, da parteira mexicana Naoli Vinaver e da enfermeira norte-americana Sandra Bardsley.

Professora Verusca Capellini, do curso de Enfermagem da FEMA, e a parteira mexicana Naoli Vinaver. (Foto: FEMA)

Professora Verusca Capellini, do curso de Enfermagem da FEMA, e a parteira mexicana Naoli Vinaver. (Foto: FEMA)

Também estiveram presentes importantes referências em humanização da assistência perinatal, dentre eles o obstetra Braulio Zorzella, o pediatra Ricardo Chaves e a doula Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida como Fadynha. Doula é um termo que se refere à mulher que presta assistência à mãe durante o parto e nos primeiros cuidados com bebê.

A conferência é uma realização da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, a Rehuna, e aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental, em Brasília.

O objetivo central é colaborar para avanços na proposta do parto e nascimento humanizados, atualmente considerado política de estado do governo federal.

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos