Notícias FEMA

Atividades durante outubro marcarão a data

Para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, atividades gratuitas, organizadas pela Secretaria Municipal da Saúde, acontecerão em diversos locais da cidade nos dias 10 e 11 de outubro. As discussões são para dar destaque a um assunto importante para o bem-estar da comunidade, com o tema “A saúde e a loucura na cidade: construindo caminhos possíveis”

O dia 10 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Saúde Mental, para que seja lembrada a importância em promover discussões referentes à saúde mental, fortalecendo as políticas públicas que propõem a melhora no bem-estar da comunidade e nos princípios da reforma psiquiátrica, apoiando a luta antimanicomial e desmistificando o termo “loucura”.

Pensando nisso, nos dias 10 e 11 de outubro deste ano serão realizadas oficinas e mesas-redondas que trabalharão a temática “A saúde e a loucura na cidade: construindo caminhos possíveis”. O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Câmara Municipal, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Paulista (Unip), o Galpão Cultural de Assis, o Conselho Regional de Psicologia e também com a Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental de Assis (Pirassis).

As atividades estão programadas para acontecer em diversos bairros da cidade, descentralizando o evento, de forma que as discussões sejam difundidas para mais pessoas e locais. “Pensamos em fazer de uma forma bem coletiva, descentralizada, para trazer o máximo de pessoas que tenham interesse na temática, para estar mais próximos dos trabalhadores de cada lugar, de cada bairro”, disse Elizete Mello, a professora Dedé, da FEMA e também vereadora da cidade. Assuntos como Saúde Mental na Infância e Adolescência, Preconceito, sobre álcool e outras drogas farão parte das discussões.

No dia 10 de outubro haverá rodas de conversa nos períodos da manhã e da tarde. Ainda na noite do dia 10, haverá um evento na Câmara Municipal, com presença de autoridades, que será em torno de uma mesa-redonda, a qual tratará sobre práticas exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Saúde Mental.

O evento finalizará no dia 11 com uma plenária sobre os trabalhos desenvolvidos no dia anterior e com mais discussões em grupo, a fim de promover troca de experiências e aprimoração do profissional da saúde. A programação, com os locais e horários exatos, pode ser encontrada nos sites www.assis.sp.gov.br e www.assis.sp.leg.br.

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos