Notícias FEMA

Artigo aceito em simpósio de software

Pesquisa é resultado do mestrado do professor Guilherme de Cleva Farto, da FEMA, e orientado pelo professor André Takeshi Endo, da UTFPR

Artigo do professor mestre Guilherme de Cleva Farto, da FEMA, e do professor doutor André Takeshi Endo, da UTFPR, foi aceito no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, SBES, o mais importante evento técnico-científico na área de Engenharia de Software no Brasil.

Intitulado “Reuse of Model-Based Tests in Mobile Apps” (Reuso de Teste Baseado em Modelo em Aplicações Móveis), o artigo é resultado do mestrado de Guilherme Farto na UTFPR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, orientado por André Endo e defendida no ano passado.

O trabalho de pesquisa se concentrou em computação móvel e engenharia de software para aplicações móveis, com ênfase na abordagem de Model-Based Testing, MBT, e apoiada pela técnica de modelagem Event Sequence Graph, ESG.

Dentre os objetivos da dissertação, destaca-se a investigação da aplicabilidade de MBT e ESG no contexto de aplicações móveis por meio da adoção de especificações formais na modelagem, geração, concretização e execução de casos de teste.

O artigo que será apresentado no simpósio descreve estratégias em mobilidade para reduzir o esforço na concretização de casos de testes e possibilitar a execução de testes de outras características em aplicações móveis, por exemplo, nos eventos específicos de dispositivos móveis, interação não previsível de usuários, telefonia, como GSM/SMS, e de hardware e sensores, GPS, câmeras e outros.

Os resultados identificados acerca das estratégias propostas evidenciam ganhos quanto à descoberta de novos defeitos a partir do reuso de modelos elaborados que testam novas características em aplicações móveis, bem como apoia a geração simplificada de casos de testes parcialmente concretizados.

Os professores Guilherme de Cleva Farto, da FEMA, e André Takeshi Endo, da UTFPR, que tiveram artigo aceito para o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. (Foto: Reprodução/Facebook)

Os professores Guilherme de Cleva Farto, da FEMA, e André Takeshi Endo, da UTFPR, que tiveram artigo aceito para o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. (Foto: Reprodução/Facebook)

Outros resultados dessa mesma dissertação já foram apresentados anteriormente. Em 2014, em Blumenau, no XII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software, e, no mesmo ano, na XL Latin American Computing Conference, no Uruguai, onde o artigo foi premiado. O estudo teve ainda publicação de artigos em revistas especializadas em Engenharia de Software e em uma edição especial da Electronic Notes in Theoretical Computer Science, em 2015.

A 31ª edição do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software acontece durante o VIII Congresso Brasileiro de Software (CBSOFT), de 18 e 22 de setembro, em Fortaleza, Ceará. A organização é uma parceira da Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade Sete de Setembro (FA7), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos