Notícias FEMA

Aprovação do Conselho Municipal de Cultura

A vereadora e vice-diretora da FEMA, Elizete Mello da Silva, exalta o que considera um importante passo na construção de uma política Municipal de Cultura: a criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, projetos executivos aprovados nas últimas semanas, e que incluíram sugestões oferecidas no seu parecer da Comissão de Cidadania dos quais foi relatora

Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura o Prefeito de Assis, José Fernandes, no mês de maio de 2018, deu início a uma reformulação administrativa que começa a estruturar as bases para a construção de uma política de cultura para o município. A criação da Secretaria é fruto do trabalho realizado pela vereadora que não mediu esforços para sua viabilização a frente da Comissão de Cidadania. “O pedido representa a vontade dos cidadãos assisenses que se mobilizam pela cultura”, explicou a professora Dedé.

Professora Dedé foi relatora em ambos os projetos de Lei, propondo aperfeiçoamentos na proposta original visando preparar o município a integrar o Sistema Nacional de Cultura que estabelece condições básicas e obrigatórias. Além da Secretaria, a criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura também é preconizada e visa apoiar e dar suporte financeiro a projetos culturais no município. O projeto foi aprovado na Câmara por unanimidade.

A finalidade do Conselho é promover a participação da sociedade em sintonia com a administração municipal e setores culturais da sociedade em especial a participação democrática valorizando as entidades dedicadas à promoção da cultura em Assis. Como a professora Dedé deixa claro: “é preciso garantir a todos o exercício de seus direitos de acesso à cultura, incentivando a valorização e divulgação das manifestações culturais na cidade”.  

A composição do Conselho procurou contemplar em sua estrutura, além dos representantes das Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Assistência Social e de Instituições de Ensino Superior Pública e Privada, também a sociedade civil organizada existente no município. Os representantes da sociedade civil serão indicados de forma democrática pelas entidades dedicadas à cultura como a ASCABAMA – Associação Cultural de Apoio à Banda Musical Municipal Infanto Juvenil de Assis, dedicada à Música, a CIRCUS – Circuito de Interação de Redes Sociais, dedicada às Artes Cênicas e Circo, a tradicional V.O. – Escola de Samba Unidos da Vila Operária, dedicada ao carnaval, a ATA – Associação de Tropeiros de Assis, dedicada às tradições do meio rural e a ASA – Associação de Artesãos de Assis, entre outros representantes que possam surgir no cenário municipal. “É preciso dar voz aos seguimentos da sociedade civil organizada que se dedicam há anos e que realmente promovem e valorizam os movimentos culturais e sociais do município de forma voluntária com muito amor à arte”, finalizou a professora Dedé. 

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde

Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...

Leia mais

Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP

No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos