Notícias FEMA

APAE realiza encontro na FEMA

Seminário fortalece ações na proteção dos direitos à criança e ao adolescente com deficiência

A Fundação Educacional do Município de Assis sediou na sexta-feira, 31, o seminário “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência”, ação promovida pela APAE e pelo CONDECA, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.

A professora Dedé, vereadora de Assis e vice-diretora da FEMA, é uma das principais incentivadoras do projeto. “É uma rede bastante ampla. Queremos proporcionar uma melhor qualidade de vida, no que se refere não somente à saúde, mas também a questão de inclusão social, do combate à violência, da promoção de justiça”.

Marco Aurélio Teixeira de Queiroz, psicólogo e membro da APAE de São Paulo, ministrou a palestra, ao lado da articuladora social Ohana Serafim Merlo. O profissional falou da realidade enfrentada pelos portadores de deficiência e de que forma dar assistência a esse público.

“Entendemos que a pessoa com deficiência ocupa um lugar social mais vulnerável e por isso mais suscetível a sofrer mais violações de direito”, diz o psicólogo. “Se uma pessoa com deficiência, por exemplo, não tiver uma cadeira de rodas para se locomover e uma calçada adequada para isso, ela não tem o mesmo direito que a maioria”.

A vereadora e vice-diretora da FEMA, a professora Dedé, durante o seminário. (Foto: Nadiny Granado/FEMA)

A vereadora e vice-diretora da FEMA, a professora Dedé, durante o seminário. (Foto: Nadiny Granado/FEMA)

Dessa forma, surge a necessidade de uma mobilização dos diversos agentes da sociedade para formar uma rede de proteção do sistema que garanta os direitos da criança e do adolescente com deficiência.

“Ao unirmos representantes de educação, de assistência, de saúde, justiça, segurança pública e tantos outros conselhos podemos maximizar os recursos que já existem e atender a mais gente”, explica Marco Aurélio.

Os poderes Executivo e Legislativo da cidade foram convidados a integrar a rede. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Luciana Barreto Fernandes, representando o prefeito José Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Valmir Dionizio, prestigiaram o seminário.

“A Câmara, como órgão representativo do município, não poderia deixar de estar presente”, ressalta Valmir Dionizio. “Vamos disseminar a política de rede de proteção às crianças e aos adolescentes com deficiência”.

Assis é referência nesse tipo atendimento em iniciativas como o SER (Serviço Especial de Reabilitação), da Associação Filantrópica Nosso Lar, e os projetos Fênix e Golfinho, ambos da Secretaria Municipal da Educação.

A Rede de Proteção está vinculada a APAE de São Paulo e envolve 12 cidades, dentre elas Assis. Novos encontros estão previstos para acontecer nos meses de maio, junho e agosto. A ação conta com o apoio da FEMA.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos