Notícias FEMA

Alunos realizam Passagem da Lâmpada

Evento, que teve a presença de 250 pessoas, marca o início do estágio prático dos alunos do quarto ano e representa uma importante simbologia para os futuros enfermeiros

Alunos e professores do curso de Enfermagem, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), realizaram a cerimônia de Passagem da Lâmpada, no dia 16 de fevereiro, em um espaço de eventos, em Assis. O ato ecumênico teve a presença de 250 convidados, dentre eles alunos dos quartos e quintos anos de Enfermagem da FEMA e seus familiares, além de professores supervisores de estágio.

A cerimônia de Passagem da Lâmpada é uma tradição entre algumas graduações de Enfermagem no país e a coordenadora do curso, na FEMA, professora mestra Rosângela Gonçalves da Silva estimulou os alunos a organizarem o evento, já que ele representa uma simbologia importante para os estudantes do quarto ano, que estão prestes a iniciar o estágio prático nas unidades de saúde da cidade, como hospitais, ambulatórios e nas UBS. 

A tradição da Passagem da Lâmpada tem origem com a enfermeira Florence Nightingale, que pertencia à alta sociedade inglesa, em 1854, e graças a seus cuidados conseguiu reduzir o número de mortos na Guerra da Crimeia. Todas as noites, ela percorria os dormitórios dos soldados feridos com uma lâmpada à óleo nas mãos, para ver seus pacientes, por isso ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”.

O ato simbólico, quando os alunos do quinto ano passam a lâmpada para os alunos do quarto, dias antes deles iniciarem os estágios práticos, representa a ideia de manterem acesa a “chama” da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade do acolhimento e do cuidado com o ser humano.  

Para Yanka Santana Frazão, aluna do quarto ano, que organizou o evento, junto de outros colegas – Amanda Lorenzetti, Isadora Nunes, Rodrigo Melo e Leticia Regina – participar da Passagem da Lâmpada foi emocionante: “Antes de iniciarmos nosso contato com os pacientes, nossos colegas do quinto ano nos passaram a luz, dando-nos a esperança de continuar a fazer o bem, por meio do cuidar. É um evento importante e também muito simbólico”, enfatizou Yanka. 

Sobre a Enfermagem da FEMA

O curso de Enfermagem da FEMA começou em 2006 e é a primeira graduação da área da saúde oferecida pela instituição. O curso tem aulas presenciais e duração de cinco anos. Além disso, se destaca com ações práticas nas comunidades do munícipio por meio de projetos como a Liga do Trauma e alunos atuando, por meio de estágios, em várias unidades de saúde da cidade. 

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos