Notícias FEMA

Alunos do projeto FemaRondon recebem certificado

Em cerimônia de colação, participantes destacam o caráter transformador do programa

No sábado, dia 2 de abril, os alunos da Fundação Educacional do Município de Assis, que participaram do FemaRondon 2015, receberam certificado em cerimônia no anfiteatro, com a presença de professores, amigos e familiares.

Com o lema “União, Força e Transformação”, ao todo, 20 alunos fizeram ações em Ibirarema, no Vale do Paranapanema, no ano passado. No munícipio, diversas atividades foram desempenhadas nas áreas de Saúde, Educação e Turismo, em parceria com a Prefeitura.

Na solenidade, a professora e vice-diretora da Fema/Imesa, Elizete Melo, falou emocionada do caráter humano do projeto. “É uma formação cidadã, que vai além das áreas que contemplam as graduações. Somos privilegiados em formação, informação e aptidão no compromisso com o amor ao próximo”.

O FemaRondon tem um carácter multidisciplinar com o intuito de extrair de cada uma das graduações elementos que sejam facilitadores para que a comunidade e seus habitantes se transformem enquanto seres humanos. “O objetivo é formar multiplicadores pelas comunidades por onde passamos. É preparar a população para que as atividades sejam mantidas mesmo após o encerramento do projeto”, explica o coordenador do programa, o professor Osmar Aparecido Machado.

Os integrantes do FemaRondon, antes de irem à campo, passam por longas reuniões e, supervisionados pelos professores, traçam as atividades a serem oferecidas de acordo com as necessidades da região trabalhada. Em uma segunda etapa, o grupo viaja ao local e se estabelece durante alguns dias para a realização prática do projeto.

Em Ibirarema, a aluna da Fotografia, Rafaela Messias, atuou na divulgação dos eventos. “Foi um privilégio poder interagir com os moradores e mostrar para todos uma outra visão da comunidade em que vivem”.

Adecildo Bezerra da Silva, estudante do Direito, que ministrou oficinas na cidade, exaltou a essência transformadora do FemaRondon. “Quando soube do projeto, me empolguei e decidi participar. Foi maravilhoso, apaixonante. A gente ganha mais do que dá. Saber que você é útil e pode ajudar o próximo é recompensador”.

O FemaRondon passou a integrar o calendário da fundação por iniciativa de estudantes e professores. Em 2010, após acompanhar o Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, o professor Osmar Aparecido Machado notou que os problemas enfrentados em comunidades visitadas nos estados de Goiás, Tocantins e Pernambuco eram semelhantes aos vividos em Assis e região. “Isso nos motivou a criar algo semelhante”.

Ainda que os alunos selecionados para o programa acumulem horas de atividades com esse curso de extensão, os ganhos dos participantes são imensuráveis. A estudante de Enfermagem, que ofereceu a Ibirarema palestras na área da Saúde, resume a importância de se engajar em ações sociais. “Faz a gente crescer espiritualmente. A melhor escolha que você faz no seu período de faculdade é participar do FemaRondon. Compensa muito”.

Além da vice-diretora Elizete Melo e do professor Osmar Aparecido Machado, da Informática, compuseram a mesa da colação no anfiteatro da Fema os professores Maria Angélica Lacerda Marin Dassi, do Direito, Jairo da Silva, da Administração, e Maria José Caetano Ferreira Damasceno, do curso de Enfermagem.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos