Notícias FEMA

Ação contra Sífilis na ESF Cohab IV

Atividades integram plano de prevenção á doença que registrou crescimento

Na manhã de quinta-feira, 9, alunos da faculdade de Medicina da Fema deram sequencia às atividades de prevenção contra a sífilis na ESF Cohab IV. O grupo ministrou palestra e ofereceu café-da-manhã.

Desde abril, os estudantes desenvolvem ações nas dez unidades da Estratégia de Saúde da Família em parceria com a Secretaria da Saúde de Assis. “Após uma palestra com o GIPA, o Grupo Integrado de Atenção e Prevenção, ficou estabelecido que nós, alunos, faríamos atividades nas unidades das quais participamos”, explica a estudante Tamara Souza.

O trabalho de prevenção surgiu após constatação do aumento de casos de gestantes com a doença no município. O contágio da bactéria causadora se dá através de relações sexuais e também da transmissão da mãe para o filho durante a gravidez.

Na ESF Cohab IV, os alunos se deslocaram pela comunidade durante três semanas alertando sobre a doença e convidando os moradores para o bate-papo na unidade. No dia da ação, o professor de Enfermagem da Fema, Daniel Augusto, conversou com os participantes, que também puderam fazer o teste rápido.

Café-da-manhã oferecido aos participantes. (Foto: Silvio Moura/Fema)

Café-da-manhã oferecido aos participantes. (Foto: Silvio Moura/Fema)

O paciente que recebe o diagnóstico positivo é encaminhado até o GIPA para um exame de sangue mais detalhado. “O tratamento é a base de penicilina, ou a famosa benzetacil. Após algumas doses, o teste é refeito”, explica Daniel Augusto.

A sífilis é uma DST, Doença Sexualmente Transmissível. Um dos primeiros sinais é o aparecimento de pequenas feridas no pênis, vagina ou ânus. Se não for tratado, o quadro evolui e pode afetar coração, fígado e  sistema nervoso central. O método preventivo mais eficaz é o uso da camisinha,

Em alguns casos, as feridas até desaparecem, no entanto, a doença continua ativa. “A sífilis pode demorar até 40 anos para se manifestar, por isso a qualquer vestígio devemos procurar auxílio médico”, alerta Daniel Augusto.

O teste rápido de sífilis está disponível em todas as unidades ESF do munícipio. “Com apenas uma picadinha no dedo, o sangue é coletado e analisado. O exame é rápido e sigiloso”, diz Tamara Souza.

ESF

A Estratégia Saúde da Família é uma evolução do Programa Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 1994.

Na cidade de Assis, o projeto teve início em 1995. A ESF é composta por um médico generalista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários, e passaram a contar com a participação da Medicina da Fema desde março de 2016.

Os profissionais trabalham não apenas no atendimento aos pacientes, mas também realizam atividades de prevenção e mapeamento das vulnerabilidades específicas de cada território.

 

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos