Notícias FEMA

A Tecnologia está em Tudo é o tema deste ano

Programação inclui palestras, minicursos e workshop

Uma das mais tradicionais semanas acadêmicas está de volta à FEMA. Entre 25 e 30 setembro, convidados da Semana de Informática debatem sobre “A Tecnologia está em Tudo”.

“É um tema importante porque a tecnologia está presente em diversas áreas, como indústria, comércio, eletrônicos”, explica o professor doutor Alex Poletto, coordenador dos cursos de Informática. “Queremos mostrar um pouco de setores em que a tecnologia está presente”.

Dessa forma, a 28ª edição do evento oferece uma ampla programação, com palestras, minicursos e workshop.

Palestras

Na noite de abertura, os participantes assistem à palestra “Conceitos e Aplicações com Realidade Aumentada”, com Everton Simões da Motta, da Unesp e Fatec de Bauru. O convidado atua com Análise e Desenvolvimento de Sistemas desde 2006 e tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Processamento de Imagens e Engenharia de Software.

Na terça-feira, dia 26, com o tema “Afinal o que é Blockchain?” é a vez de Érion Ricardo Barasuol. Formado em Ciência da Computação pela FEMA em 2012, o palestrante trabalha na IBM no setor de Global Business Services e é membro do time de Pesquisas e Soluções de Blockchain IBM na cidade de Hortolândia, SP.

Minicursos

Quarta, dia 27, e sábado, dia 30, acontecem os minicursos nas salas do Laboratório de Informática, bloco 7 da FEMA, e envolvem Tecnologia, Programação e Banco de Dados. São seis no total, um deles específico para o Ensino Médio sobre princípios básicos em Programação e Games.

Desenvolvido para alunos de graduação, de cursos técnicos e profissionalizantes e curiosos na área de TI, o objetivo é transmitir conhecimento e aprimorar recursos tecnológicos dos participantes por meio de ferramentas diversas e de linguagens de desenvolvimento de software.

Mostra de Software e NovAmérica

No dia 28, quinta-feira, às 18h30, tem a “Mostra de Software”. A proposta é divulgar os softwares, websites e/ou aplicativos móveis desenvolvidos com tecnologia atuais voltadas para gestão empresarial, educação, ciência ou entretenimento. E, além disso, estimular parcerias e oportunidades de estágio para os estudantes.

Também na mesma noite, às 19h30, tem “NovAmérica – Agricultura Digital”, idealizada para apresentar oportunidades que a empresa pode oferecer na temática Agricultura Digital e o Perfil do Profissional para esse novo negócio.

Mesa Redonda e Workshop

A semana reserva ainda na sexta, 29, a “Mesa Redonda”. Ex-alunos convidados dividem suas experiências após se formarem na FEMA. Os egressos contam como ingressaram no mercado, as dificuldades e facilidades encontradas, as tecnologias e recursos utilizados nos locais de trabalho e de que forma a área de TI recebe os recém-formados. 

Já no sábado, à tarde, acontece o “Workshop de UX e Design Thinking”, metodologias cada vez mais adotadas por empresas como Google, Facebook, Apple, Nike, SAP, dentre outras, para explorar inovações com foco no usuário e em desafios de negócio.

Inscrições Gratuitas

As inscrições para 28ª Semana de Informática da FEMA são gratuitas e acontecem exclusivamente no fema.edu.br/ci, clicando no item de menu Semana Informática.

O evento conta com a parceira de Totvs, Vipsystem, Engemap e Sensormap, VSM e VSM Shop, Lima Software, Komeia Interativa, Focus, Penze e Web Managers. 

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos