Fisioterapeuta ministra palestra na FEMA
A palestra "Podoposturologia: a importância das palmilhas posturais”, ministrada pelo fisioterapeuta do Dr. José Otávio Castanha, reuniu mais de 50 estudantes e profissionais da área da saúde

Alunos de todos os anos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estiveram presentes, dia 15 de fevereiro de 2019, na palestra “Podoposturologia: a importância das palmilhas posturais”, ministrada pelo fisioterapeuta e acupunturista do Dr. José Otávio Castanha.
Além dos alunos dos três cursos da área da saúde, da FEMA, também assistiram à palestra profissionais já formados, da área de Educação Física e Fisioterapia, de Assis e região. O anfiteatro da FEMA recebeu um público de mais de 50 pessoas, que receberam os ensinamentos teóricos e práticos do Dr. José Otávio.
Para a coordenadora de Fisioterapia, professora mestra Maria Eulália Baleotti, a palestra encheu os participantes de ensinamentos valiosos, já que a técnica é super eficaz. “A palmilha proprioceptiva postural dá informações sensoriais para o cérebro, que fazem com que o cérebro entenda como é a pisada mais correta. E isso alinha a estrutura da pessoa ao andar ou correr”, falou Maria Eulália.
O fisioterapeuta, que possui quatro especializações – Recursos Terapêuticos Manuais e Posturais, Medicina Tradicional Chinesa, Podoposturologia Fisioclínica e Podally – falou da importância do uso da palmilha proprioceptiva postural, sobretudo para quem pratica esportes. Ele explicou que a palmilha é importante, por que diminui a sobrecarga músculo-esquelética, evitando o peso excessivo nos pés, já que um corpo em movimento é mais pesado que um corpo em repouso. Além disso, ele também falou que, se os pés estão com um apoio errado, o corpo distribui o peso sem harmonia. Ao passo que, com a correção da base, alinham-se e estruturam-se os segmentos corporais.
O palestrante também fez uma prática, além de passar os conhecimentos teóricos. Ele pegou um aluno da plateia e fez o exame de avaliação da pisada, da mesma forma que executa em seu consultório. Após isso, mostrou algumas palmilhas e falou da evolução tecnológica delas, explicando que hoje elas são personalizadas para cada tipo de pessoa. A técnica da podoposturologia permite que a palmilha seja pessoal, de acordo com o pé de cada paciente, corrigindo a pisada daquele indivíduo.
Posts relacionados

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde
Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...
Leia mais
Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP
No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...
Leia mais