PIC da Fema completa 15 anos
Programa de pesquisa oferece bolsas para alunos

O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Fema chega ao seu décimo quinto ano em 2016. O incentivo à pesquisa tem como objetivo incrementar a vida acadêmica tanto dos alunos quantos dos professores.
Anualmente, o programa oferece 35 bolsas, além dos trabalhos inscritos de forma voluntária. “O aluno é motivado em novos horizontes para iniciação científica. E para o orientador tem um grande peso, que atualiza seus conhecimentos”, diz a vice-diretora da Fema/Imesa Elizete Mello da Silva.
Na semana passada, a Fundação Educacional do Município de Assis, que financia totalmente o programa, divulgou a lista dos projetos aprovados para este ano. Os bolsistas têm 40% de desconto na mensalidade e o professor é remunerado.
A vice-diretora explica que, no entanto, mesmo que haja esse benefício, o PIC não tem uma finalidade socioeconômica. “Nossa ideia, na verdade, é estimular a pesquisa”.
A Fema disponibiliza três grandes áreas de estudos que atendem todos os cursos da instituição: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e Ciências da Saúde. O trabalho se estende por dez meses, entre março e dezembro. Ao final desse período, os estudantes devem apresentar um artigo.
Os alunos ainda participam do Congresso de Iniciação Científica que tem por intuito integrar tanto a comunidade acadêmica quanto a profissional, como forma de promover o encontro com a comunidade regional.
“Em 2016, completamos 15 anos de existência. Estamos criando uma cultura de pesquisa”, lembra Elizete Mello da Silva. “Esse incentivo valoriza os cursos da Fema e também é bem visto quando nossas graduações passam pelo processo de reconhecimento”.
Os interessados devem ficar atentos ao calendário do programa, disponível na área do PIC no site fema.edu.br . O programa é voltado para estudantes do segundo ao quinto ano, na prática, porém, quem está no primeiro ano pode apresentar seu projeto a partir de outubro, quando as inscrições têm início.
Posts relacionados

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde
Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...
Leia mais
Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP
No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...
Leia mais