Notícias FEMA

Estagiários criam obra tátil em 3D para exposição inclusiva no MAPA

Peça em formato de girassol permite que pessoas com deficiência visual apreciem a arte por meio do toque na mostra “Olhares que Transformam”, aberta ao público até outubro em Assis

Dois estagiários do Hub Inova FEMA desenvolveram uma peça em 3D com o objetivo de tornar a arte mais acessível para pessoas com deficiência visual. O quadro, que representa um girassol, está em exibição na mostra “Olhares que Transformam”, no Museu de Artes Primitivas de Assis (MAPA), no Parque Buracão. 

 

A exposição reúne mais de 40 obras das artistas Márcia Garcia e Carol Garzim e fica aberta ao público até o início de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

A iniciativa surgiu a partir de um convite do presidente da Associação das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo (APDESP), Claudomiro de Souza, que desafiou a equipe do Hub Inova FEMA a criar uma obra que pudesse ser apreciada pelo toque. O girassol foi escolhido por carregar um forte simbolismo para a comunidade: ele representa a busca pela luz e a luta para não ser invisível.

 

Os estudantes Luigi Carpentieri Botelho e Yago Siqueira Nascimento aceitaram o desafio e, em apenas dez dias, modelaram digitalmente a flor. Em seguida, eles contaram com a impressão em 3D feita pela Galanta, parceria da FEMA com ações na área de impressão 3D, e, por fim, finalizaram a peça. 

 

Para Luigi, estar na abertura do evento, realizada no dia 1º de setembro, foi um momento marcante: “Sentimos que participamos de um grande passo para trazer visibilidade a pessoas que muitas vezes são ignoradas pela sociedade. Todo o empenho e dedicação valeram a pena”, destacou.

 

A mostra busca promover inclusão e diversidade, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham uma experiência sensorial com a arte. “Minha inspiração foi poder ser útil e ajudar aqueles que mais precisam, pensando em como poderíamos melhorar, mesmo que um pouco, a vida delas”, completou Luigi.

 

Yago também ressaltou o impacto do projeto: “Foi gratificante trabalhar em algo que atende um grupo vulnerável e ainda desperta reflexão sobre inclusão”, conta.

 

Com essa ação, o Hub Inova FEMA reforça o papel da tecnologia como ferramenta de transformação social e acessibilidade.

 

FEMA promove palestra em alusão ao Dia Nacional do Administrador e do Contador

As coordenadorias dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professora da FEMA lança livro sobre políticas públicas educacionais

A professora Dra. Stela Laham, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), e o ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos