Notícias FEMA

FEMA sedia Oficina promovida por meio da Escola de Saúde Pública da SES/CRH

Encontro reuniu gestores e profissionais da saúde para discutir estratégias e fortalecer o planejamento hospitalar na região

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) sediou, nos dias 12 e 13 de agosto de 2025, a Oficina de Planejamento em Saúde organizada pelo Hospital Regional de Assis (HRA). Representando a FEMA, esteve presente a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Dra. Cássia Regina Saade Pacheco.

 

O evento contou com a organização das docentes Cristina Rossi de Almeida Alonso, Edna Duarte Ferreira e Ma. Jovana Thomaz C. Mascarenhas, das coordenadorias de Planejamento de Saúde e de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado de SP. 

 

A iniciativa reuniu gestores e profissionais de diferentes áreas da saúde para discutir estratégias e traçar ações voltadas ao fortalecimento do planejamento hospitalar. Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam informações sobre planejamento estratégico, trocaram experiências e trabalharam em grupos para desenvolver soluções para problemas previamente identificados. 

 

A dinâmica incluiu a aplicação de um teste antes e depois do evento, permitindo avaliar a evolução do aprendizado.

 

 

De acordo com a diretora técnica de saúde do HRA, Andrea Cotait Ayoub, o encontro teve como objetivo aprimorar a capacidade gestora para a aplicação de processos de planejamento participativos, integrados e ascendentes na SES e no SUS/SP, com base nos princípios do Planejamento Estratégico Situacional (PES), visando uma gestão mais eficiente e orientada às necessidades da população.

 

“Queríamos criar um momento para entender melhor a realidade do hospital e da região, promover integração entre os profissionais e capacitar para o planejamento estratégico. A ideia é que todos estejam prontos para contribuir e ajudar no desenvolvimento do hospital”, explica Andrea.

 

Participaram do evento representantes de secretarias de saúde que utilizam o HRA, DRS9,  instituições parceiras como a FEMA, hospitais de Lins, Registro , Américo Brasiliense e Ribeirão Preto, além do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE). Ao todo, a oficina reuniu gestores, enfermeiros, médicos, biólogos, farmacêuticos e profissionais de outras áreas ligadas à gestão e atendimento hospitalar.

 

Segundo Andrea, as oficinas utilizaram metodologias ativas e ágeis para promover a aprendizagem coletiva, com foco em atividades práticas em grupo que abordam os momentos do PES: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. 

 

A proposta foi dada para garantir que cada grupo discutisse questões relevantes para sua atuação, estimulando propostas práticas e viáveis. “Ao longo da oficina, os profissionais puderam se posicionar nas mesas que tratavam dos temas com os quais mais se identificam, e, a partir daí, desenvolver estratégias para melhorar o hospital e a rede de saúde da região”, esclareceu.

 

Vem aí o FEMA Running! Corrida celebrará os 40 anos da instituição

Prepare-se: em novembro, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) celebrará seus 40 ...

Leia mais

FEMA realiza visita técnica ao Centro de Saúde Escola da Unesp Botucatu

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, no dia 16 de agosto de 2025, uma ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos