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Estudantes de Medicina capacitam 400 profissionais da rede municipal de ensino

Treinamento faz parte da extensão curricular e atende à Lei Lucas, com cartilha e vídeos criados pelos estudantes para facilitar o aprendizado e salvar vidas

O curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tem atuado diretamente na capacitação de professores e funcionários da rede municipal de ensino, a pedido da Secretaria da Educação. Ao todo, 400 profissionais estão sendo treinados, ao longo de três quintas-feiras consecutivas, em temas de primeiros socorros que podem fazer diferença na hora de salvar vidas.

 

A ação integra a extensão do curso de Medicina por meio da Unidade de Urgência, e atende à Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que determina que escolas públicas e privadas ofereçam capacitação básica de primeiros socorros a seus colaboradores. 

 

Os estudantes da turma 17 de Medicina da FEMA são os protagonistas dessa iniciativa. Eles desenvolveram uma cartilha explicativa e materiais audiovisuais de orientação em parceria com o Núcleo de Produção Audiovisual da FEMA. A etapa prática do treinamento acontece no Bloco 11 da instituição, com simulações realistas de atendimento emergencial.

 

Entre os temas abordados no treinamento estão: atendimento em casos de convulsão, desmaios, perda de dente por trauma (avulsão dentária), sangramentos (epistaxe e hemorragias internas e externas), fraturas, desengasgo e ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O conteúdo foi pensado para situações comuns no ambiente escolar, envolvendo tanto crianças quanto adultos.

 

A estudante Yanka Santana Frazão, que lidera a organização da capacitação, destaca o compromisso dos futuros médicos com a comunidade. “É uma oportunidade de transformar conhecimento técnico em algo acessível e útil. Além de desenvolver habilidades de comunicação e liderança, mostramos que a medicina preventiva pode – e deve – estar mais próxima das pessoas. Quando ensinamos professores a reconhecer sinais de emergência e agir até a chegada do socorro, estamos ajudando a salvar vidas”, afirma.

 

A cartilha, elaborada por toda a turma, foi pensada para ser clara e objetiva. “Usamos linguagem simples e muitas imagens para facilitar a compreensão. Nosso objetivo é que qualquer pessoa consiga aplicar o que está ali descrito”, explica Yanka. O material traz ainda um QR code que leva a uma página no YouTube com vídeos demonstrativos de condutas em emergências – do reconhecimento do quadro até a ação correta. A ideia, segundo a estudante, é manter a página atualizada para servir como apoio constante aos profissionais da educação.

 

Os vídeos foram produzidos por estudantes da própria turma: Yanka Santana Frazão, Rafael de Souza Rodrigues Neves, Ana Laura de Oliveira Bonnora, Isabella Bastos de Oliveira, Karla Regina Ezigio, Marcelo Silva de Lima Júnior, Isabela da Silva Souza, Gabriel Trevizan Andreotti, Luiza Zanoni dos Santos e Lisa da Cruz Souza Santos.

 

Além de ensinar, o projeto também tem promovido reflexões entre os próprios profissionais da rede municipal de ensino. “Antes do treinamento, aplicamos um questionário com perguntas básicas. Repetimos as mesmas questões depois. A diferença é impressionante. Eles percebem quanto aprenderam e ficam muito agradecidos. É algo que levaremos pra vida”, conclui Yanka.




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