Egresso de Química da FEMA fala sobre trajetória profissional em mesa-redonda
Renato Cândido Alves Filho comanda uma das maiores redes de análises agronômicas do Brasil e compartilha experiência com estudantes

No dia 7 de maio, os estudantes do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma mesa-redonda com o egresso Renato Cândido Alves Filho, fundador e diretor nacional de uma das maiores redes de laboratórios de análises agronômicas do Brasil, a empresa “Solos & Plantas”.
Durante o encontro, Renato compartilhou sua trajetória desde os tempos de graduação na FEMA até a consolidação de sua carreira como empresário. Atualmente, o químico vive em Sorriso, no Mato Grosso, onde fundou a primeira unidade da empresa, em 2013.
Ao relembrar o período em que foi estudante da FEMA, Renato destacou a importância das experiências que viveu na instituição. “Tudo me marcou. Passei a ter convívio com outras pessoas, fiz grandes amigos, tive ótimos professores, comecei a ter outras referências e isso me abriu os olhos para um mundo que eu não conhecia. A faculdade proporciona isso pra todos que estão dispostos a receber”, afirmou.
A decisão de empreender na área de análises agronômicas, segundo ele, surgiu em meio a dificuldades. Após pedir demissão de um laboratório por discordar da gestão, Renato tentou atuar em outros ramos, como publicidade, fotografia e telecomunicação, mas sem sucesso. A guinada veio após uma conversa com um amigo gerente de banco, que o incentivou a retomar o trabalho com análises agronômicas, área em que já tinha seis anos de experiência. “Eu estava no lugar certo, em Sorriso (MT), que é a capital do agronegócio. Consegui um sócio que aportou capital e dali pra frente foi fazer acontecer. Não tive a opção de dar certo ou não. Era dar certo ou dar certo!”, contou.
Renato também deixou um conselho para quem sonha em seguir um caminho parecido. “Tenha Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, tenha um coração ensinável, tenha muitos conhecidos e seja o melhor profissional na sua área. Sempre preste atenção no funcionamento da empresa. Se em dez anos trabalhando no mesmo local você não tiver aprendido o modelo de negócio que está inserido, é porque não se dedicou o suficiente. E você sempre estará no lugar que deveria estar, seja esse lugar bom ou ruim… sempre dependeu só de você e Deus!”, declarou.
Para ele, voltar à FEMA como referência nacional foi uma experiência marcante. “Entrar pelo corredor do bloco 1 é reviver um momento da minha vida que foi o início de tudo que Deus me reservou nesta vida. Sou muito grato a Deus por ter me proporcionado todas as experiências, positivas e negativas. O resultado é o que vocês e toda a comunidade agronômica estão desfrutando: o Laboratório Solos & Plantas, uma empresa preocupada em entregar o melhor serviço sempre para que nosso cliente tenha os melhores resultados. Gratidão ao Alexandre por proporcionar esse momento que foi mais que especial. Tenho ótimas lembranças e sou grato à FEMA”, concluiu.
Além dos estudantes, a atividade contou com a presença da professora Dra. Mary Leiva de Faria, do professor Me. Ebano Bortotti de Oliveira e do coordenador do curso de Química, Me. Alexandre Vinicius Guedes Mazalli, que também é sócio de Renato na Solos & Plantas.
Posts relacionados

Inscrições para transferência externa no curso de Medicina vão até 16/06
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de transferência externa no curso de ...
Leia mais
Estudantes de Publicidade da FEMA participam do Fest’Up Marília 2025
Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis ...
Leia mais