Estudantes de Engenharia Civil da FEMA realizam visitas técnicas
Atividades incluíram a Estação de Tratamento de Água da Ourinhos Saneamento S.A. e a subestação da ISA Energia Brasil, reforçando o aprendizado dos conteúdos de saneamento e energia elétrica
No último sábado, dia 12 de abril de 2025, estudantes do curso de Engenharia Civil da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de duas visitas técnicas: uma à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ourinhos Saneamento S.A. e outra à subestação da ISA Energia Brasil, antiga CTEEP.
A visita à ETA integrou uma aula prática da disciplina de Saneamento Básico e Meio Ambiente. No local, os estudantes puderam observar de perto todas as etapas do processo de captação, tratamento e distribuição de água potável, além de interagir com profissionais da área de saneamento.
A atividade proporcionou uma compreensão mais concreta dos conteúdos teóricos abordados em sala de aula sobre o tratamento de água.
Já a passagem pela subestação da ISA Energia Brasil foi organizada a partir de um convite feito à FEMA. Como a unidade fica no caminho de retorno, foi possível conciliar as duas visitas em um único dia.
A subestação é responsável pela transmissão de energia elétrica na região, operando como ponto de recepção da energia gerada por usinas hidrelétricas e repasse à concessionária local.
Durante a visita, os estudantes conheceram os sistemas de controle e proteção que garantem a estabilidade e a segurança do fornecimento de energia em São Paulo.
Segundo o coordenador do curso, professor Me. André Campos Colares Botelho, as visitas foram fundamentais para o desenvolvimento técnico e profissional dos futuros engenheiros.
Posts relacionados

Estudantes do Clybas visitam laboratórios de Engenharia e Arquitetura da FEMA
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu, na tarde do dia 31 de outubro de ...
Leia mais
FEMA sedia curso da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
No dia 25 de outubro, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) sediou o primeiro ...
Leia mais


