Notícias FEMA

LAGOA eleva autoestima de pacientes oncológicas em ação no Hospital Regional

Iniciativa levou maquiagem e ensaio fotográfico ao setor de oncologia do hospital, promovendo uma manhã de acolhimento e valorização

No dia 10 de outubro de 2024, a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Assis (LAGOA), do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), realizou uma ação no setor de oncologia do Hospital Regional de Assis (HRA), proporcionando um momento de alegria e elevação da autoestima para as pacientes e profissionais de saúde. A iniciativa, que faz parte das atividades do Outubro Rosa, foi idealizada pela gestão atual da liga com o objetivo de trazer algo inovador e significativo para a campanha de conscientização sobre a saúde da mulher.

 

Com a colaboração da maquiadora Lorraine Carvalho e da fotógrafa Desi Paulino, as pacientes tiveram a oportunidade de desfrutar de um dia especial, com produção de maquiagem e um ensaio fotográfico. Além das profissionais colaboradoras, a loja Emporium Chocollate participou como patrocinadora da ação, disponibilizando roupas para serem usadas durante as fotos e presenteando cada mulher participante com um lenço de cetim. Também foram realizados sorteios de brindes, que incluíram um look completo, uma bolsa e uma sessão de maquiagem para as pacientes, além de uma sessão de fotos e maquiagem para as profissionais de enfermagem do setor de oncologia.

 

A vice-presidente da LAGOA, a estudante Rafaela Tozetto, destacou o desejo de fazer diferente nesta edição do Outubro Rosa, buscando ir além das tradicionais palestras focadas em patologias e trazendo uma abordagem voltada para o impacto social e a realidade da comunidade. “Nós queríamos algo diferente, não apenas seguir o que sempre se faz, e trabalhar a autoestima das mulheres em um momento de fragilidade é essencial”, afirmou. A ação também foi uma oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado pelos profissionais da oncologia, que são exemplos de acolhimento e dedicação.

 

A atividade foi acompanhada de um café da manhã especial para as pacientes e os profissionais do setor, reforçando o clima de acolhimento e carinho que permeou a manhã. Segundo Rafaela, o envolvimento das pacientes e a recepção calorosa dos profissionais foram determinantes para o sucesso do evento. “Foi gratificante ver a transformação no rosto dessas mulheres. Elas saíram brilhando, e nós, ligantes, saímos de lá com o coração aquecido”, disse.

 

Uma campanha de arrecadação de absorventes também está sendo realizada na FEMA, pela LAGOA, com o objetivo de realizar uma doação ao HRA, reforçando o compromisso da liga com ações sociais na comunidade. A gestão atual, que vem apostando em uma abordagem mais inclusiva e humana, espera que iniciativas como essa possam inspirar outros grupos a realizar ações semelhantes, não só em Assis, mas em outras localidades.




Medicina promove ação de prevenção ao abuso infantil em escola municipal

Como parte das atividades de curricularização da extensão, estudantes da terceira etapa do curso ...

Leia mais

Curso de Medicina da FEMA promove simulação de múltiplas vítimas

Na última segunda-feira, dia 22 de junho de 2026, o curso de Medicina da Fundação Educacional do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos