FEMA lança novo site da Revista INTELECTO
Com a plataforma Open Journal Systems (OJS), a revista moderniza o processo de submissão de artigos e amplia o acesso gratuito às publicações, visando se consolidar entre os grandes periódicos científicos

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) acaba de lançar o novo site da Revista INTELECTO, agora no formato de revista digital. A reformulação do portal visa modernizar a gestão de publicações e simplificar o processo de submissão de artigos para avaliação e aceitação.
O responsável pela revista, professor Me. Sidney de Paulo, explica que a mudança já era uma demanda antiga: “Já há um tempo existia um anseio para que a Revista INTELECTO pudesse ser reformulada a fim de se equiparar aos grandes periódicos científicos. Assim, começamos a atualizar nossa política editorial e a buscar os padrões exigidos nesse meio”, conta.
Uma das principais inovações do novo site é a adoção do Open Journal Systems (OJS), uma plataforma amplamente utilizada por revistas científicas. “O OJS permite uma gestão mais eficaz da revista, desde o recebimento dos artigos até a publicação. Além disso, interessados em participar como autores ou pareceristas podem se cadastrar de forma fácil e gratuita”, destaca o professor Sidney.
A nova política editorial da INTELECTO foca em garantir o livre acesso aos artigos, sem custos para envio, leitura ou publicação, o que é um requisito essencial para portais de indexação científica. A revista agora faz parte da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital Cariniana, do IBICT, assegurando a preservação dos documentos publicados.
Outra novidade é a exigência do ORCID para os autores e a implementação do DOI (Identificador de Objeto Digital) nos artigos publicados, o que facilita o registro e a divulgação dos trabalhos. Inicialmente, a emissão do DOI é realizada por meio do portal Zenodo, que também atua como um disseminador das publicações. Além do Zenodo, a INTELECTO já está indexada no Google Scholar e aguarda a aprovação de sua inclusão em outras plataformas importantes, como DOAJ, Latindex, Diadorim e Miguilim.
No novo portal, os volumes da revista são fechados anualmente, mas o processo de publicação é contínuo. Isso significa que, assim que o artigo é aprovado pelos pareceristas, ele já é publicado no site, evitando longas esperas para os autores. O processo de avaliação é feito por dois pareceristas de forma anônima, seguindo o método de avaliação duplo-cega.
Por fim, a equipe editorial está trabalhando na migração dos artigos já publicados para o novo portal, garantindo que todos os trabalhos recebam DOIs e sejam disponibilizados nas plataformas de divulgação mencionadas. Esse processo ainda está em andamento, assim como a incorporação da Revista Vale ao novo portal.
“Sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente e este foi apenas o primeiro passo”, finaliza o professor Sidney, que edita a revista junto com a professora Gisele Spera, com apoio da administração da FEMA e do Comitê Científico da instituição.
Para o professor Dr. Alex Poletto, representante de Iniciação Científica (IC) da FEMA junto ao CNPq e responsável pela criação de Grupos de Pesquisas no Diretório do CNPq, “essa reformulação da Revista INTELECTO, que contempla a criação e disponibilização de um site específico, com base em uma plataforma amplamente utilizada por muitas instituições, com a possibilidade de um processo contínuo de submissões, no sentido de ampliar e dar mais visibilidade para a nossa revista, contribuirá em muito para o crescimento do pilar pesquisa em nossa instituição, além de ser fundamental para os processos de recredenciamento do IMESA, reconhecimento e de renovação de reconhecimento de nossos cursos”, enfatiza.
Interessados em submeter seus artigos ou saber mais detalhes sobre a revista podem acessar o novo site ou enviar dúvidas para o e-mail intelecto@fema.edu.br.
Posts relacionados

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde
Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...
Leia mais
Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP
No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...
Leia mais