Notícias FEMA

Semana falou de carreiras na área da TI

A 27ª edição apresentou palestras, minicursos e encontros com ex-alunos

A Semana de Informática, a mais antiga das semanas acadêmicas da Fema, aconteceu entre os dias 26 e 30 de setembro. Diversas atividades foram desenvolvidas, entre palestras e minicursos, para discutir o tema central “Carreira e Oportunidades em Tecnologia da Informação”.

A abertura, com participação do diretor da Fema/Imesa, Eduardo Vella, trouxe o coach Douglas Gouveia, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fema em 2002, que falou sobre “Como construir uma carreira de sucesso?”

“Contei um pouco da carreira em TI, como funciona o mercado, expectativa salarial. E, mais do que isso, destaquei o quanto a autoconfiança, a inteligência emocional é determinante para o sucesso”, diz Gouveia, que também atua como consultor ERP e é autor do livro “Corrida da Vida”.

Outra palestra ocorreu na quinta-feira, 29. Fábio Velloso, professor na UFScar e diretor do grupo SouJava, apresentou “Java, Ecossistema, Inovação e Oportunidades”. Trabalhando com Java há 20 anos, o profissional fez uma visão geral sobre esse mercado.

Grupo apresenta o projeto Infolancer durante o Festival de Inovação. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

Grupo apresenta o projeto Infolancer durante o Festival de Inovação. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

“Projetei o mercado de Java para os alunos, trazendo uma perspectiva atual da plataforma, o quanto a colaboração na comunidade é forte, e as oportunidades oferecidas em áreas como Big Data, Cloud Computing e Microsserviços”, explica o palestrante.

Na terça e quarta-feira foram realizados os minicursos nas salas do Laboratório de Informática. O objetivo é transmitir conhecimento e aprimorar recursos tecnológicos dos participantes por meio de ferramentas diversas e de linguagens de desenvolvimento de software.

Uma dos treinamentos foi Arduino e Processing, principal placa computacional utilizada na prototipação de projetos eletrônico-digitais, também em áreas como Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things ou IoT) e em ambientes inteligentes.

Festival de Inovação, Prêmio ADA e Mesa-Redonda

A 27ª Semana de Informática da Fema organizou ainda o Festival de Inovação e o Prêmio ADA. O festival trabalha o espírito empreendedor dos alunos que desenvolvem ideias sobre produtos e serviços associados à área de Informática. Os projetos mostrados foram o Infolancer, voltado aos profissionais freelancers; o LinkAgro, no setor agrícola; e o Loca Sport, para estimular a prática esportiva.

Já o Prêmio Ada Byron King de Programação, ADA, em sua quarta edição, reuniu estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação. “Além da competição, o prêmio também busca o aprimoramento de requisitos cobrados no mercado de trabalho, como raciocínio lógico rápido, construção de soluções criativas e trabalho em equipe”, explica o professor mestre Guilherme de Cleva Farto, coordenador do prêmio.

Grupo apresenta o projeto Infolancer durante o Festival de Inovação. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

Grupo apresenta o projeto Infolancer durante o Festival de Inovação. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

O evento é uma homenagem à matemática Ada Byron King (1815-1852), reconhecida principalmente como a criadora do primeiro algoritmo a ser processado pela máquina analítica de Charles Babbage (1791-1871). A Condessa de Lovelace estava tão à frente de seu tempo que as primeiras máquinas surgiram quase um século depois.

A semana terminou com uma Mesa Redonda com ex-alunos, no Victoria Hall, na sexta-feira, 30. Os egressos Fábio Luis Fujii Silveira, Luciano Henrique Ruz, Guilherme Rolim Anobile, Giovana Lazaro Amendola, Felipe Fernandes da Silva e Higor Fortunato de Góes Oliveira compartilharam sua experiência profissional e a importância da Fema na projeção da carreira. Na sequencia, alunos, professores e convidados participaram da festa de encerramento.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos