Notícias FEMA

Profissionais aprendem a utilizar simuladores

Robôs criam diversos cenários e treinam alunos para situações reais

Entre os dias 12 e 15 de abril, profissionais da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema envolvidos com a faculdade de Medicina passaram por treinamento dos simuladores do Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde.

Giuditta Odoni, Especialista de Produtos da Laerdal Medical para América Latina, apresentou à equipe o equipamento e destacou algumas das possibilidades de utilização dos simuladores. “Podemos criar situações reais de hospitais e emergências, reproduzidas em ambientes fechados”.

Esse ambiente teórico dá a oportunidades aos estudantes de Medicina de trabalhar ações e reações de atendimento ao paciente. “Com esses robôs, configuramos, por exemplo, um surto de dengue. Vamos tratar essa situação e treinar os alunos para que eles saibam agir em condições reais”, explica Odoni.

A capacitação contou com nove integrantes da Fema, dentre médicos, biomédicos, professores e técnicos. Eles conheceram as características dos robôs e alguns dos cenários que podem ser simulados, como uma crise convulsiva, verificação de sinais vitais, dentre outros possíveis.

O Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde, que leva o nome do professor Ulysses Telles Guariba Netto, oferece tecnologia de ponta para auxiliar a formação dos estudantes. O espaço, localizado no bloco 9 da instituição, conta com três setores: o de Simulação Realística Avançada, onde aconteceu o treinamento feito pela Laerdal Medical, o de Morfo-funcional e o de Habilidades.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos