Notícias FEMA

Professora publica artigos em revista do CREMESP, um deles em parceria com aluno

Pesquisas científicas da professora Ma. Jordana Rabelo Bergonso destacam a importância do acolhimento humanizado e uma análise epidemiológica no SUS, contribuindo para avanços na assistência médica no Brasil

 

A professora do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Ma. Jordana Rabelo Bergonso, teve dois artigos publicados na revista Journal of Medical Resident Research, vinculada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).

 

O primeiro artigo, intitulado “Dor, conhecimento e acolhimento: Experiência de uma equipe multidisciplinar em um ambulatório oncológico no Brasil”, explora os significados atribuídos à dor por profissionais de um ambulatório especializado no atendimento a pacientes oncológicos adultos. Utilizando o método clínico-qualitativo, a pesquisa envolveu 20 profissionais que participaram de entrevistas. A análise de conteúdo das transcrições, complementada por notas de campo, revelou a importância de um acolhimento humanizado e da formação multidisciplinar na assistência a pacientes com dor oncológica.

 

Os resultados destacam a necessidade de profissionais especializados que, além de acolhedores, também devem ser acolhidos para melhor atenderem os pacientes. A pesquisa sugere que a organização dos cuidados ambulatoriais e hospitalares é crucial para a promoção da saúde e qualidade de vida dos pacientes, influenciada por aspectos institucionais e culturais. 

 

As percepções dos profissionais ressaltaram a importância de uma abordagem humanista na formação, a legitimação da dor dos pacientes, e a adoção de uma postura empática e compassiva. Também foram discutidas preocupações técnicas e emocionais, como o uso inadequado de hipnóticos e a incidência de burnout.

 

O segundo artigo, “Análise epidemiológica dos pacientes internados por neoplasia maligna de laringe no Sistema Único de Saúde entre 2013 e 2023”, foi realizado em parceria com o estudante do curso de Medicina da FEMA, Luís Otávio Da Silva. Este estudo analisou o número de internações por neoplasia maligna de laringe no Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo de uma década, fornecendo dados essenciais para o desenvolvimento de programas de melhoria na assistência a esses pacientes.

 

Entre janeiro de 2013 e outubro de 2023, foram registradas 131.021 internações por neoplasia de laringe no Brasil, com predominância na região Sudeste (48,1%), seguida pelo Nordeste (23,3%), Sul (19,1%), Centro-Oeste (6,2%) e Norte (2,9%). A maioria dos pacientes internados era do sexo masculino (85,4%), na faixa etária de 60 a 69 anos. A análise revelou a necessidade de estratégias de diagnóstico precoce e prevenção, destacando o impacto significativo da doença na rede hospitalar do SUS.

 

Este segundo trabalho, além de sua publicação, foi apresentado no 2º Congresso de Medicina do CREMESP, um evento de grande importância para a comunidade médica. A apresentação no congresso proporcionou uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de diferentes áreas da medicina, destacando a relevância do estudo para o cenário da saúde.

 

As publicações desses estudos evidenciam a relevância do investimento em pesquisa científica, além de também mostrar como iniciativas acadêmicas podem impactar positivamente o sistema de saúde. Além de demonstrar o comprometimento da FEMA com a produção de conhecimento, os trabalhos refletem a importância de integrar a pesquisa com a prática clínica. Dessa forma, a FEMA reafirma seu papel na formação de profissionais de saúde capacitados e na melhoria contínua da assistência médica no Brasil, contribuindo para um sistema de saúde mais humano e eficiente.




FEMA abre inscrições para transferência externa em Medicina

Processo Seletivo oferece 10 Vagas com provas em julho; Inscrições estão abertas até o dia 27 ...

Leia mais

Diretor acadêmico e professores participam do 1º Simpósio de Direito Médico …

Evento reuniu especialistas para discutir “Atualidades do Direito Médico e da Saúde” ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos