Notícias FEMA

Palestras movimentam o curso da Fema

Éber Feltrim e Leonardo de Gênova compartilham seus conhecimentos

A Coordenadoria de Estudos Gerenciais trouxe no início da semana passada duas palestras para os alunos do curso de Administração da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema.

Na segunda-feira, dia 29, o convidado foi o gestor e consultor de negócios Éber Feltrim, da SIS Consultoria, empresa sediada em Assis. O tema do encontro foi “A Importância do Planejamento Estratégico”.

“O Feltrim deu dicas de como estruturar a vida pessoal e profissional, destacando a importância do jovem em se planejar, se organizar para realizar seus sonhos. Ter em mente um projeto de vida”, explica a professora Daniele Camargo, coordenadora do FemaJR, que acompanhou a palestra oferecida aos alunos do segundo e terceiro ano de Administração.

Além de consultor, Feltrim também atua como professor nos cursos de Administração de Empresas Centro Hermes-FGV, em Marília, Odontologia na FUNORP-USP, em Ribeirão Preto, e no MBA em Controladoria de Empresas na UNIP, campus Assis. “Essa experiência docente foi positiva porque houve uma interação muito legal com os alunos. Agradeço a parceria e disponibilidade do Éber”, diz Daniele Camargo. 

Na noite seguinte, os estudantes do segundo ano voltaram ao anfiteatro, dessa vez para ver a apresentação do professor mestre Leonardo de Gênova, que integra o corpo docente da Fema, sobre “Marcas e Patentes”.

O professor mestre Leonardo de Gênova, docente da Fema. (Foto: Reprodução/TV Viena)

O professor mestre Leonardo de Gênova, docente da Fema. (Foto: Reprodução/TV Viena)

O doutor de Gênova explicou a diferença conceitual de cada um dos termos, conta o professor mestre João Carlos da Silva, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. “Há certa confusão entre o que é Marca e o que é Patente”

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Por sua vez, Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade aos inventores.

O professor de Gênova destacou alguns exemplos, como a Coca-Cola. Ele lembrou que a empresa tem apenas registrada a sua marca, e não a patente, isso porque ao solicitar a patente o inventor é obrigado a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria, no caso da Coca-Cola, sua fórmula.

O tema da palestra é uma forma de preparar os alunos para o Ciclo Mercadológico, lembra o professor João Carlos. “É importante que o aluno perceba que ele pode patentear uma ideia inovadora. Se essa ideia surgir no Ciclo, é o momento ideal para ele fazer isso”.

O coordenador ressaltou ainda a importância de oferecer palestras, workshops e demais eventos para os estudantes. “Ao trazermos profissionais atuantes no mercado, isso se torna um referencial para nossos alunos. Saímos um pouco da aula tradicional, que também é fundamental, e mostramos como os conceitos teóricos funcionam na prática”.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos