Notícias FEMA

Jairo Reis assume a Medicina na Fema

Doutor e mestre, médico acumula experiências como diretor e coordenador

No começo deste mês, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema definiu o nome de que vai comandar o novo curso de Medicina, que começa nesta segunda-feira, dia 15. O doutor e mestre Jairo César dos Reis foi o escolhido.

O médico, formado pela Faculdade de Medicina de Marília, possui mestrado e doutorado em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. Em meados dos anos 90, Reis passou a acumular experiência na vida acadêmica na própria instituição onde se formou, atuando como professor e chegando, inclusive, à vice-diretoria.

“As experiências vividas nessas funções me dão tranquilidade agora na gestão do curso aqui na Fema”, diz o coordenador que também participou da instalação do curso de Medicina da Faculdade Atenas, em Paracatu, região noroeste de Minas Gerais, entre 2007 e 2014. “Tivemos nota quatro no Enade [Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes], o que foi muito gratificante”.

O sistema pedagógico adotado pela nova graduação é a chamada metodologia ativa. “Vamos utilizar várias ferramentas para que o aluno comece a ter atividades de prática com o paciente desde o primeiro dia de aula”, explica o doutor Reis.

Uma dessas metodologias é o PBL (Problem Based Learning), na qual o estudante deve ter uma postura ativa na solução de um problema fazendo com que ele tenha uma participação mais efetiva no processo de aprendizado.

O ensino por meio do PBL começou na Holanda e depois avançou para o Canadá nos anos 70. A universidade de Harvard, nos Estados Unidos, incorporou o método em 1985. No Brasil, a Faculdade de Medicina de Marília foi a pioneira nessa metodologia, em 1997.

Além do doutor Jairo Reis, o corpo docente do curso de Medicina da Fema contará nesta primeira etapa com 11 professores (tutores ou facilitadores, nas palavras do coordenador). Dois laboratórios foram montados para oferecer aos alunos e ao corpo docente instalações tecnológicas modernas. 

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos