FEMA sedia Oficina promovida por meio da Escola de Saúde Pública da SES/CRH
Encontro reuniu gestores e profissionais da saúde para discutir estratégias e fortalecer o planejamento hospitalar na região

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) sediou, nos dias 12 e 13 de agosto de 2025, a Oficina de Planejamento em Saúde organizada pelo Hospital Regional de Assis (HRA). Representando a FEMA, esteve presente a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Dra. Cássia Regina Saade Pacheco.
O evento contou com a organização das docentes Cristina Rossi de Almeida Alonso, Edna Duarte Ferreira e Ma. Jovana Thomaz C. Mascarenhas, das coordenadorias de Planejamento de Saúde e de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado de SP.
A iniciativa reuniu gestores e profissionais de diferentes áreas da saúde para discutir estratégias e traçar ações voltadas ao fortalecimento do planejamento hospitalar. Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam informações sobre planejamento estratégico, trocaram experiências e trabalharam em grupos para desenvolver soluções para problemas previamente identificados.
A dinâmica incluiu a aplicação de um teste antes e depois do evento, permitindo avaliar a evolução do aprendizado.
De acordo com a diretora técnica de saúde do HRA, Andrea Cotait Ayoub, o encontro teve como objetivo aprimorar a capacidade gestora para a aplicação de processos de planejamento participativos, integrados e ascendentes na SES e no SUS/SP, com base nos princípios do Planejamento Estratégico Situacional (PES), visando uma gestão mais eficiente e orientada às necessidades da população.
“Queríamos criar um momento para entender melhor a realidade do hospital e da região, promover integração entre os profissionais e capacitar para o planejamento estratégico. A ideia é que todos estejam prontos para contribuir e ajudar no desenvolvimento do hospital”, explica Andrea.
Participaram do evento representantes de secretarias de saúde que utilizam o HRA, DRS9, instituições parceiras como a FEMA, hospitais de Lins, Registro , Américo Brasiliense e Ribeirão Preto, além do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE). Ao todo, a oficina reuniu gestores, enfermeiros, médicos, biólogos, farmacêuticos e profissionais de outras áreas ligadas à gestão e atendimento hospitalar.
Segundo Andrea, as oficinas utilizaram metodologias ativas e ágeis para promover a aprendizagem coletiva, com foco em atividades práticas em grupo que abordam os momentos do PES: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional.
A proposta foi dada para garantir que cada grupo discutisse questões relevantes para sua atuação, estimulando propostas práticas e viáveis. “Ao longo da oficina, os profissionais puderam se posicionar nas mesas que tratavam dos temas com os quais mais se identificam, e, a partir daí, desenvolver estratégias para melhorar o hospital e a rede de saúde da região”, esclareceu.
Posts relacionados

FEMA realiza visita técnica ao Centro de Saúde Escola da Unesp Botucatu
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, no dia 16 de agosto de 2025, uma ...
Leia mais
FEMA garante legado no Cinema Municipal com novo termo de cooperação
Na última segunda-feira, dia 11 de agosto de 2025, a Fundação Educacional do Município de Assis ...
Leia mais