FEMA realiza Dia da Operação do projeto FEMARondon na Escola Mafalda
Projeto de extensão retoma atividades com oficinas voltadas para o desenvolvimento infantil e conscientização em temas como saúde, educação e uso responsável da internet

Na manhã do dia 28 de setembro, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu o Dia da Operação do projeto FEMARondon em parceria com o projeto social Passos de Esperança, na EMEIF Profª Mafalda Salotti Bartholomei, das 8h às 12h. A retomada desse projeto de extensão marca um importante momento para a instituição, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e acadêmico.
O FEMARondon busca não apenas aplicar o conhecimento dos alunos nas comunidades da região, mas também capacitar a população para que as atividades desenvolvidas se mantenham de forma autônoma após o término das ações. O projeto, que promove a interdisciplinaridade e desenvolve a autonomia dos alunos, é uma oportunidade de aprimorar habilidades como tomada de decisões, comunicação, liderança e formação ética. Durante a operação, os participantes aplicaram na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com o objetivo de formar multiplicadores nas comunidades atendidas.
A organização do FEMARondon é coordenada por uma comissão composta pelos professores Ma. Danielle Cristina Ferrarezi Barboza, Me. Fernando Graciano de Brito, Jairo da Silva e Paulo Sérgio da Silva. Esses professores têm um papel fundamental na orientação e preparação dos alunos para as atividades do projeto, garantindo a eficácia das ações desenvolvidas.
A professora Ma. Danielle Ferrarezi destacou a importância desse dia para o aprendizado dos alunos e para as comunidades atendidas. “A operação é um dia em que os alunos realizam oficinas para a comunidade. Hoje, atendemos crianças e adolescentes, mas em outras cidades temos diferentes tipos de público. Estamos promovendo atividades como o Brincar Terapêutico, oficinas sobre bullying, uso consciente da internet e higiene corporal e bucal. Os próprios alunos organizam essas oficinas, desde a preparação dos materiais até a execução. O projeto agrega muito na vida pessoal e profissional dos participantes, quem não está participando está perdendo uma grande oportunidade”, conta.
Para a estudante do quinto ano de Fisioterapia, Andressa Schmidt Arruda, participar do FEMARondon foi a realização de um desejo que nasceu há um tempo. “Sempre quis participar do FEMARondon, mas com a pandemia o projeto foi adiado. Agora, no meu último ano de graduação, estou tendo essa oportunidade, e foi sensacional. Ver o impacto das nossas ações na comunidade é muito gratificante. Meu grupo trouxe a oficina do Brincar Terapêutico, focada no desenvolvimento infantil, e trabalhar isso através de brincadeiras com materiais recicláveis é algo incrível, tanto para as crianças quanto para nós”, explica Andressa.
O FEMARondon, além de promover o desenvolvimento dos alunos, faz uma diferença significativa nas comunidades onde atua, proporcionando a elas o acesso a conhecimento e habilidades que, de outra forma, não teriam. Com isso, a FEMA reafirma seu papel de protagonista no cenário educacional e social da região, formando cidadãos mais críticos e comprometidos com o bem-estar coletivo.
Posts relacionados

Professora da FEMA media debate em evento de 10 anos da Lei de Inclusão
A professora Ma. Fernanda Cenci Queiroz foi uma das participantes do seminário “10 Anos da Lei ...
Leia mais
Fisioterapia da FEMA participa de ação no AME, pelos 12 anos da unidade
Na manhã desta quinta-feira, dia 12 de junho, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação ...
Leia mais