Notícias FEMA

FEMA se aproxima comunidade com projeto de Curricularização da Extensão

Projeto do curso de Química Industrial fortalece o ensino científico nas escolas municipais e capacita professores para o uso de recursos experimentais

O Curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) vem ganhando destaque com o inovador Projeto de Curricularização da Extensão

 

Lançado em 2024, o projeto alia teoria e prática por meio de ações extensionistas que aproximam o ambiente acadêmico das escolas municipais, promovendo o conhecimento científico de forma dialógica e transformadora.

 

No ano inaugural, o projeto “Feira de Ciências nas Escolas, Conhecimento em Ação nas Comunidades” foi implementado junto aos alunos do primeiro ano do curso de Química Industrial. 

 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Assis, estudantes levaram a experiência científica às escolas de educação fundamental, despertando o interesse e a curiosidade dos jovens para temas que permeiam a ciência e a tecnologia. 

 

A iniciativa destacou a importância de incorporar a pesquisa e a prática científica no convívio escolar, ampliando a visão dos alunos e estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico na comunidade.

 

Para dar continuidade ao sucesso alcançado, uma reunião estratégica foi realizada no dia 14 de fevereiro de 2025, na Secretaria Municipal de Educação, com a participação da assistente técnico pedagógica de Artes e Ciências, Ligiane S. Takaasi; da chefe de departamento, Kátia Andrade, da representante da Secretária Municipal de Educação, Maralice Chiampi; do coordenador do curso de Química da FEMA, professor Me. Alexandre Mazalli e da professora Dra. Mary Leiva de Faria, representando a FEMA. Nesse encontro, foram definidas as diretrizes para a aplicação dos projetos extensionistas no ano de 2025. 

 

Complementando essa etapa, no dia 13 de março, os coordenadores e diretores das escolas parceiras se reuniram na FEMA com os alunos do curso de Química Industrial, para organizar o cronograma e estabelecer as estratégias de inserção das atividades nas instituições de ensino municipais.

 

Assim, o ano de 2025 trará não apenas a continuidade da Feira de Ciências, mas também o lançamento de um novo projeto de extensão: “Capacitação e Experimentação Científica”

 

Durante a realização da Feira de Ciências em 2024, constatou-se que os kits de ciências fornecidos pelo município às escolas não estavam sendo plenamente utilizados, em função da necessidade de capacitação dos professores do ensino fundamental. 

 

Assim, o novo projeto tem como objetivo oferecer formação teórica e prática aos professores, estimulando competências essenciais para o uso adequado desses recursos e promovendo uma experiência mais enriquecedora para os alunos.

 

A curricularização da extensão em cursos superiores representa uma importante mudança na educação, pois integra o ensino acadêmico com a prática social. 

 

Ao inserir projetos extensionistas no currículo, a universidade não só fortalece a aprendizagem dos estudantes, possibilita também a aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais, o que contribui para o desenvolvimento da comunidade. 

 

Essa abordagem fomenta o diálogo entre universidade e comunidade, ampliando a relevância dos estudos acadêmicos e promovendo a transformação social por meio do conhecimento científico.

 

Segundo o coordenador do curso de Química industrial, professor Alexandre Mazalli, “a iniciativa da FEMA, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Assis, exemplifica como parcerias bem estruturadas podem gerar benefícios mútuos para instituições de ensino e comunidades. A troca de experiências entre alunos universitários, professores e alunos do ensino fundamental cria um ambiente colaborativo que incentiva o desenvolvimento de habilidades, a criatividade e o pensamento crítico. Ao unir esforços para capacitar docentes e proporcionar experiências científicas de qualidade, o projeto reafirma o compromisso com a inovação educacional e a democratização do acesso ao conhecimento”, destaca.

 

Dessa forma, com ações planejadas para os dois semestres de 2025, a expectativa é que os resultados positivos se multipliquem, reforçando a importância da extensão universitária como ferramenta de transformação e inclusão social. 

 

A continuidade e expansão dos projetos prometem consolidar um modelo de ensino que valoriza a integração entre universidade e comunidade, preparando cidadãos mais críticos e conscientes para os desafios do futuro.




FEMA promove cuidado e integração de idosos em projeto no CCI

Estudantes dos primeiros anos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais

FEMA promove curso sobre uso criativo da IAl generativa na educação

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, na noite da última quarta-feira, ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos