FEMA abre inscrições para o PROEX 2025
Docentes interessados têm até 31 de janeiro de 2025 para apresentar projetos que promovam a integração entre universidade e sociedade
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) está com inscrições abertas para o Programa de Extensão Universitária (PROEX), um projeto que promove a interação entre universidade e sociedade por meio de ações educativas, culturais e científicas. Os interessados têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para submeter suas candidaturas.
O PROEX tem como objetivo consolidar a extensão universitária como uma atividade que integra ensino e pesquisa, além de democratizar o acesso à cultura científica e artística, enfrentando questões político-sociais relevantes. Para participar, é necessário que o interessado elabore um projeto alinhado a uma das categorias previstas no programa, que incluem Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas ou Omnisciência, esta última voltada para projetos interdisciplinares.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio da plataforma 1DOC, endereçadas à vice-direção do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA). No ato da inscrição, o candidato deve anexar o projeto de extensão detalhado, indicando a modalidade de participação, que pode ser em grupo ou dupla. É fundamental que o candidato esteja em efetivo exercício como professor da FEMA, tenha disponibilidade de carga horária compatível com o desenvolvimento do projeto e possua currículo atualizado na Plataforma Lattes nos últimos seis meses.
De acordo com o vice-diretor acadêmico da FEMA, professor Me. Fernando Antonio Soares de Sá Junior, esta é a primeira vez que o programa é estruturado como uma concorrência pública para projetos de extensão. Ele destaca que o número de horas destinadas à extensão foi ampliado, totalizando 230 horas mensais, o que resultará em 2.300 horas de atividades ao longo dos dez meses de execução. “Dois projetos de 60 horas, dois de 40 horas e um de 30 horas. A inscrição é realizada pelos professores, e, após a aprovação, haverá vinculação com os estudantes e a comunidade externa. A extensão visa unir a universidade e a comunidade, abordando problemas sociais enfrentados por ela. Esperamos uma participação maciça de todos os cursos, com projetos pujantes que atendam às demandas sociais e as necessidades de ensino dos nossos estudantes”, explica.
O professor Dr. Alex Poletto ressaltou a organização do programa e as facilidades oferecidas aos participantes. “Agora temos as informações no site, em um item de menu específico, uma comissão nomeada em portaria que é a responsável pelo programa, e tudo isso está no site. No site também estão os anexos, que descrevem como os projetos serão avaliados, bem como o modelo para a escrita do projeto”, esclarece.
O programa terá duração de dez meses, ao longo de 2025, e prevê bolsas para os participantes com projetos aprovados. Além disso, o site da FEMA traz uma área dedicada à extensão, onde os interessados podem acessar todas as informações relacionadas ao programa, incluindo o edital completo. Esta iniciativa representa um avanço na normatização das ações de extensão e no fortalecimento da relação entre a instituição e a sociedade.
Todas as informações sobre critérios de elegibilidade, etapas do processo seletivo e formato dos projetos estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site oficial da FEMA.
Posts relacionados
Parceria entre FEMA e Prefeitura de Palmital promove cenários de estágio
O presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), professor ...
Leia maisFEMA realiza Dia da Operação do projeto FEMARondon na Escola Mafalda
Na manhã do dia 28 de setembro, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu o ...
Leia mais