Notícias FEMA

Estudantes do curso de Química da FEMA, realizam visita técnica à COOCASSIS

Visita técnica à cooperativa de reciclagem integra o cronograma da disciplina de Química Ambiental e destaca a importância da conscientização e do envolvimento comunitário na coleta seletiva

 

Os alunos do terceiro ano do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma visita técnica à Cooperativa de Trabalho de Produção e de Serviço dos Catadores de Materiais Recicláveis de Assis e Região (COOCASSIS). A atividade faz parte do cronograma da disciplina de Química Ambiental, coordenada pela professora Dra. Patrícia Cavani Martins de Mello.

 

Durante a visita, os estudantes foram guiados pelos funcionários da cooperativa, que compartilharam não apenas informações técnicas, mas também suas experiências pessoais e a realidade do trabalho na COOCASSIS. Os alunos puderam observar de perto o processo de coleta e separação de materiais recicláveis e conhecer as diferentes destinações dos resíduos.

 

A COOCASSIS atualmente atende a maior parte da cidade de Assis, mas há expectativas de expansão desse trabalho à medida que a conscientização da população sobre a importância da separação dos materiais em suas residências aumente. “Nós pudemos ver que papéis cartonados, brancos, papelão, garrafas, eletrodomésticos, aparelhos de celular, óleo de cozinha e uma diversidade de plásticos são separados e apanhados por outras empresas que reciclam esses materiais. É importante que saibamos que todo material reciclável que não seja recolhido é um recurso perdido pelo município, visto que de tudo que chega na cooperativa, somente isopor e tecido não são separados. Por isso, a importância de cada cidadão assisense se envolver com essa questão”, conta Marcela Torresilhas, estudante do curso.

 

A professora Dra. Patrícia Cavani destacou a relevância da visita, enfatizando que, além de aprenderem sobre os aspectos técnicos da reciclagem, é fundamental que os alunos compreendam a realidade das pessoas envolvidas na coleta seletiva. “Essa sensibilização é crucial para que os estudantes se tornem divulgadores e participantes ativos dessa ação, que tem um grande valor para o meio ambiente e para a sociedade”, afirma Patrícia.

 

O curso de Química da FEMA promove atividades extracurriculares, como visitas técnicas, aulas práticas e projetos de extensão, para aprimorar o conhecimento e as habilidades de seus alunos. Essas iniciativas são consideradas um diferencial do curso, contribuindo para uma formação integral e efetiva dos futuros profissionais da área.




Alunos do Colégio MAIS visitam laboratórios de química da FEMA

Estudantes do 9° ano participaram de experimentos práticos e conhecem áreas de atuação ...

Leia mais

Estudantes de Química Industrial têm aula prática no Parque das Águas

Professora Patrícia Cavani guiou os estudantes na coleta e análise de amostras de água, usando a ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos