Estudantes de Publicidade produzem podcasts em aula de Marketing Digital
Alunos exploraram temas diversos em produções que serão integradas ao FemaCast
Os estudantes do segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram um trabalho inovador em sala de aula, produzindo seus próprios podcasts. Cada agência experimental da turma criou uma produção a partir das aulas, com a supervisão da professora Ma. Fernanda Rodrigues Ramalho, responsável pela disciplina de Marketing Digital. As gravações foram realizadas pela produtora Anjo Filmes.
“Quando comecei a dar a disciplina de Marketing Digital, percebi que era essencial que os alunos tivessem contato com os conteúdos antes de partir para a estratégia”, explica a professora Fernanda. “O videocast está muito presente no universo dessa geração, e trabalhamos com o que eles vivem no dia a dia. Foi incrível vê-los participando de todo o processo, desde o brainstorm até a entrega final do podcast, que agora será incluído no FemaCast, um projeto que reúne trabalhos acadêmicos de todos os cursos da instituição”.
Os estudantes, divididos em grupos, se dedicaram à criação de seus podcasts, explorando temas diversos e relevantes. A estudante Giovana Spricido, da agência Caramelo, destacou a produção “Caramelizando“, que abordou a música no interior, trazendo convidados como o cantor Eduardo Vidal e o gaiteiro Allan do Acordeon. “Conversamos sobre suas trajetórias musicais e a importância da música em suas vidas. O aprendizado foi imenso, principalmente na parte de organização e interação com os entrevistados”, afirmou Giovana.
Outro projeto, da agência Dominnoz, foi o podcast “Podnnoz“, que discutiu a experiência de mães atípicas, com a participação de uma mãe que compartilhou sua história sobre o diagnóstico de autismo de seu filho. “Foi uma conversa rica em informações e desafios, que nos fez perceber a importância de redes de apoio”, contou uma integrante do grupo.
A agência Klacat também se destacou com o podcast “Pod Falar“, que explorou o tema da comunicação no interior, entrevistando influenciadores locais e discutindo como eles contribuem para o comércio da região. “Aprendemos muito sobre planejamento e a importância de guiar a conversa durante a gravação”, mencionaram as estudantes.
Mariana Prata, da agência Dos Mio, falou sobre o podcast “Além do Óbvio“, que abordou profissões menos conhecidas, como a de perita criminal. “Foi uma oportunidade de conhecer os desafios da profissão e a importância da informação, especialmente porque a entrevistada é formada aqui na FEMA”, destacou.
Por fim, a agência Sat!g trouxe à tona a cultura Hip Hop em seu podcast “3SCast“, com o objetivo de aumentar a visibilidade desse estilo musical em Assis. “Queremos proporcionar acesso a informações e experiências relacionadas à cultura Hip Hop, que é muito presente na nossa cidade”, explicaram os integrantes do grupo.
Os podcasts produzidos pelos estudantes refletem não apenas a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também o engajamento e a criatividade que caracterizam a formação na FEMA. As produções agora fazem parte do FemaCast, que a partir de agora também reunirá trabalhos acadêmicos no âmbito de podcasts, com a série Pod na Aula. Sendo assim, qualquer estudante ou professor da instituição poderá contribuir com a sua produção, que ficará disponível no canal do YouTube da FEMA e no perfil do FemaCast no Spotify.
Posts relacionados
FEMA celebra o sucesso da 16ª Expo Inovação
Na última semana, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou a 16ª edição ...
Leia maisFEMA recebe 1º Desafio de Inovação durante a 16ª Expo Inovação
Na próxima quinta-feira, dia 31 de outubro, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...
Leia mais