Estudantes de Química visitam o Sirius, acelerador de partículas brasileiro
Futuros químicos da FEMA conheceram de perto uma das mais modernas infraestruturas científicas do país

No dia 9 de abril de 2025, estudantes do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma visita técnica ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas (SP).
O principal destaque do passeio foi a oportunidade de conhecer o Sirius, o acelerador de partículas brasileiro, considerado uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo.
Durante a visita, os estudantes puderam explorar a estrutura de pesquisa do CNPEM, que atua em áreas como nanotecnologia, biociências, biotecnologia, biorrenováveis e instrumentação científica. O centro oferece suporte à comunidade científica com infraestrutura de ponta, promovendo pesquisa, inovação, capacitação e extensão.
Atualmente, o CNPEM também está envolvido na construção do Orion, um complexo laboratorial de máxima biossegurança, com recursos do Novo PAC.
A experiência foi especialmente marcante para o estudante do quarto ano, Paulo Vinicius Oliveira Garcia, que destacou a relevância da atividade para sua formação: “A visita ao CNPEM, mais especificamente ao Sirius, era algo que eu queria fazer desde o primeiro ano da faculdade. Sempre ouvimos falar dos pesquisadores e das pesquisas que passam por lá, e poder entender como funciona a aceleração de partículas, a análise sob espectros de luz emitidos e as diversas aplicações desse método foi algo muito enriquecedor”, conta.
Ele também ressaltou a importância de ter acesso a uma estrutura científica de alto nível dentro do próprio país: “Saber que toda aquela tecnologia está aqui no Brasil, sendo usada por pesquisadores do país inteiro e também do exterior, com abordagens e focos de pesquisa tão variados, é algo surreal. É um ambiente que brilha os olhos de qualquer um. Sou grato ao professor e coordenador Alexandre por organizar essa visita e à FEMA por apoiar e viabilizar essa experiência”, finaliza Paulo Vinicius.
A visita técnica reforça o compromisso da FEMA em proporcionar experiências práticas e enriquecedoras para a formação de seus estudantes, aproximando-os de centros de excelência em pesquisa científica no Brasil.
Posts relacionados

FEMA divulga prazo para pagamento antecipado da semestralidade com desconto
A direção executiva da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) publicou, por meio da ...
Leia mais
Alunos de Medicina visitam centro de estudos em animais peçonhentos da Unesp
Um grupo de estudantes do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...
Leia mais