Notícias FEMA

Estudantes de Medicina criam série de vídeos de primeiros socorros em Libras

Projeto desenvolvido pelas estudantes Sofia Balarim e Bárbara Henschel, com apoio de professoras, leva orientações de primeiros socorros à comunidade surda por meio de vídeos educativos

A inclusão ganhou força dentro do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA). As estudantes Sofia Balarim e Bárbara Henschel, junto das professoras Bianca Yonemotu, responsável pela disciplina de Libras, e Caroline Lourenço de Almeida, de Urgência e Emergência, iniciaram um projeto que leva conhecimentos de primeiros socorros à comunidade surda por meio de vídeos educativos.

 

A proposta nasceu em sala de aula, durante atividades de Libras. Na ocasião, a turma foi convidada a participar de um encontro em Marília, realizado no sábado, dia 27 de setembro de 2025, voltado exclusivamente ao público surdo. A experiência despertou em Sofia e Bárbara a vontade de compartilhar noções práticas de primeiros socorros em Libras. A partir daí, com o apoio das professoras, a ideia evoluiu para a criação de uma série em vídeo.

 

O desenvolvimento do projeto envolveu diferentes etapas, como a preparação dos roteiros, a tradução do conteúdo para Libras e ensaios para garantir clareza na transmissão das informações. A gravação aconteceu no estúdio de fotografia da FEMA e o episódio de estreia foi publicado na última sexta-feira.

 

O conteúdo ficará disponível nas redes sociais da estudante Sofia Balarim, no Instagram (@sofia_balarim), ampliando o acesso da comunidade surda a informações que podem fazer a diferença em situações de emergência.

 

3º FEMA Running será em novembro com corrida de 5 km e caminhada de 2 km

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizará, no dia 23 de novembro de 2025, a ...

Leia mais

FEMA reforça compromisso com a cultura na retomada do Cine FEMA Piracaia

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participou, nesta quarta-feira, dia 3 de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos