Notícias FEMA

Estudantes de Enfermagem da FEMA visitam o Instituto Butantan

Com a visita, eles puderam explorar os museus e aprofundaram seus conhecimentos em microbiologia, imunologia e sobre a produção de vacinas no maior produtor de imunobiológicos da América Latina

 

Um grupo de 46 alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), acompanhados pelos professores Dr. Daniel Augusto da Silva, Dra. Luciana Pereira Silva, Dra. Rosângela Gonçalves da Silva e Dra. Talita Domingues Caldeirão, realizou uma visita ao renomado Instituto Butantan, em São Paulo/SP, no dia 31 de maio de 2024. A iniciativa teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos futuros profissionais de saúde sobre o desenvolvimento de soros e vacinas, além de proporcionar uma visão ampla das áreas de ciência e saúde.

 

Durante a visita, os estudantes exploraram o Parque de Ciência Butantan, que conta com 22 atrações, incluindo museus dedicados à biologia, microbiologia, saúde pública, vacinas e um serpentário. A professora Dra. Talita Caldeirão destacou a importância da visita: “Tivemos a oportunidade de compreender e discutir o processo de fabricação de vacinas e ainda recebemos palestras dos instrutores que acompanharam a visita. Os alunos conheceram também os principais museus do instituto, entre eles, o Museu Biológico, que possui os animais peçonhentos como serpentes, escorpiões e aranhas. No Museu de Microbiologia, os estudantes puderam observar vários seres vivos microscópicos causadores de doenças. Já no Museu Histórico, eles aprenderam sobre a criação da instituição e o serpentário. Além disso, pudemos entender mais sobre as diversas vacinas como a influenza sazonal trivalente, hepatite A e B, HPV, raiva, DTP, DP adulto e infantil e a DTPA, além dos inúmeros tipos de soros”, conta Dra. Talita.

 

Os alunos puderam adquirir conhecimentos valiosos sobre as principais espécies de serpentes e aranhas que provocam acidentes e envenenamentos de importância médica, bem como sobre microbiologia, imunologia, parasitologia e políticas públicas. Além disso, tiveram a oportunidade de visualizar peças históricas, como o primeiro microscópio eletrônico utilizado no Instituto, as vestimentas usadas pelos médicos na época da peste bubônica, métodos de manipulação de bovinos durante o desenvolvimento da vacina contra a varíola, e uma linha do tempo de várias doenças de importância no Brasil, como a dengue, a doença de Chagas e a tuberculose.

 

 

O Instituto Butantan, maior produtor de vacinas e soros da América Latina e principal fornecedor de imunobiológicos do Brasil, desempenha um papel crucial no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Plano Nacional de Imunização (PNI). Sua produção contra o vírus influenza, por exemplo, é capaz de suprir todo o território nacional.

 

Para o estudante Lincom Gustavo Guollo Pezotti, a visita foi uma experiência transformadora: “A viagem para o Butantã foi única. Tive um contato muito grande com a história do local, não somente de forma simbólica, mas real. Compartilharam comigo e com meus colegas a partida inicial de um evento muito significativo para a história da saúde, a produção e criação de vacinas, e saber que o desfecho dela se deparará com a nossa realidade enquanto futuros profissionais da saúde. Ademais, acredito que cada instrutor e servidor daquele lugar, antes mesmo de entrar no Butantã também não tinha noção alguma da grandiosidade que realizavam ali. Portanto, não foi somente uma visita a uma instituição de nome e renome para a saúde brasileira, foi uma viagem atemporal ao meio de tanta história, ainda mais em meio a todos aqueles museus, salas interativas e animais, simplesmente foi incrível aprender de forma dinâmica e virtual”, revela Lincom.

 

A visita ao Instituto Butantan proporcionou uma experiência rica e diversificada, contribuindo significativamente para a formação acadêmica e profissional dos alunos de Enfermagem da FEMA.




Professores e alunos promovem ação na UBS Fiúza no Dia Nacional do Diabetes

No último dia 26 de junho, os alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Estudantes de Medicina e Enfermagem publicam artigos em revista internacional

Diversos estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos