Notícias FEMA

Estudantes da FEMA criam materiais para fortalecer comunicação da APDESP

Projeto de extensão envolve 33 estudantes de Publicidade na produção de vídeo institucional, ensaio fotográfico e calendário para ampliar a visibilidade e a captação de recursos da entidade

O laboratório de comunicação audiovisual da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) concluiu a produção de uma série de materiais institucionais para a Associação das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo (APDESP). 

 

A iniciativa integra a curricularização do curso de Publicidade e Propaganda e envolveu 33 estudantes do primeiro ano, orientados nas disciplinas de Fotografia Publicitária, ministrada pelo professor Carlos Miguel Gelli Yazlle, e Fundamentos da Linguagem Audiovisual, ministrada pela professora Ma. Fernanda Rodrigues Ramalho.

 

O projeto tem objetivos claros: ampliar a visibilidade pública da APDESP, fortalecer o protagonismo das Pessoas com Deficiência (PcD) e fornecer ferramentas para captação de recursos. Entre os resultados esperados foram a ampliação da conscientização social sobre a realidade da PcD, a entrega de um portfólio audiovisual e fotográfico profissional e a aproximação entre a comunidade e a instituição de ensino.

 

Para isso, foram produzidos três materiais principais: um vídeo institucional para uso em eventos, redes sociais e articulações com parceiros; um ensaio fotográfico artístico com beneficiados da instituição; e a arte final de um calendário que será distribuído ou comercializado pela APDESP.

 

Segundo a professora Fernanda Ramalho, o envolvimento dos estudantes foi o ponto central do trabalho. “Esse material é da curricularização do primeiro ano de Publicidade, da minha disciplina e do professor Carlos. O pessoal da APDESP está encantado. O vídeo institucional vai servir para captação de recursos e para as redes sociais deles e o calendário também será usado para arrecadar fundos. Foi um trabalho de sala de aula incrível”, afirmou.

 

A recepção do material pela APDESP foi muito boa. O presidente da instituição, Claudomiro de Souza, não economizou na reação: “Acabei de ver o material, que belíssimo trabalho. Fiquei até emocionado! Agradeço pela dedicação, pelo empenho, pela entrega. Que essa parceria perdure para sempre, para seguirmos proporcionando à população com deficiência e à comunidade assisense materiais como esse, de qualidade e respeito. A pessoa com deficiência merece se ver representada”, destaca.

 

A professora que coordena o programa de curricularização da FEMA, professora Ma. Maria Eulália, acompanhou todo o processo e reforça o impacto da curricularização. “A curricularização da extensão trouxe um desafio para todas as instituições de ensino, porém atende demandas sociais e desenvolve competências nos estudantes para serem cidadãos mais conscientes. Através da interação dialógica entre instituição de ensino e comunidade, pudemos todos, nesse projeto da professora Fernanda e professor Carlos do curso de Publicidade e Propaganda, traduzir e cumprir com amor e muito sentimento tudo que a curricularização foi capaz de fazer, dar visibilidade a uma população que é exemplo e merece todo nosso reconhecimento pela luta contínua de inclusão social”, destaca.

 

A ação reforça o compromisso da FEMA com iniciativas que unam formação acadêmica, impacto social e comunicação responsável.

 

FEMA abre seleção pública para contratação de docentes em Fisioterapia

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) abriu inscrições para seleção pública e ...

Leia mais

Estudantes de Enfermagem realizam ação em escola de Assis durante o ano

Um grupo de estudantes do terceiro ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos