Notícias FEMA

Estudantes concluem pesquisas do CNPq

Objetivo do programa é proporcionar ao aluno a vivência científica e pesquisadora, promovendo novos conhecimentos

Recentemente, alunos dos cursos de Informática da FEMA, Análise de Sistemas e Ciência da Computação, concluíram pesquisas realizadas por meio das bolsas dos programas PIBIC e PIBITI provindas do CNPq.

Os estudos tiveram início em julho de 2016. Ao longo de um ano, os estudantes desenvolveram os trabalhos junto à Coordenadoria de Informática e voltados às novas tecnologias e novos conceitos. Quatro pesquisas foram realizadas.

Em “Análise do uso de Gamificação na Engenharia de Software”, o aluno Silvio Marcelino de Oliveira, com orientação do professor doutor Luiz Ricardo Begosso, destaca a importância do aprendizado dos conceitos de engenharia de software.

“O método da ‘gamificação’ está voltado ao ensino da disciplina de engenharia de software. Com suas ferramentas, o aprendizado de conceitos se torna amigável e divertido”, explica Silvio. “Um caso de estudo foi levantado com a finalidade de analisar se uma ferramenta de aprendizado simulado poderia ter resultados mais positivos que aulas convencionais”.

Supervisionado pelo professor Luiz Carlos Begosso, o trabalho da aluna Andrezza Lima Aragão falou sobre “Erro após o Término da Operação no Desenvolvimento de Software”. Isso acontece, explica a estudante, quando há falhas durante uma tarefa rotineira.

“Esses erros não necessariamente impedem que a tarefa seja concluída, mas ela não é feita com perfeito sucesso”, ressalta. “Na pesquisa, fizemos testes com alunos para simular cenários, 62% deles cometeram erros após o termino da operação. Falha na memória, interrupções na execução da tarefa ou mesmo motivação são possíveis justificativas desse resultado”.

Outro estudo concluído é de Carlos Roberto Rossini Junior, orientado pelo professor doutor Almir Rogério Camolesi, e intitulado “Projeto de Aplicações Complexas usando Tabela de Decisões Adaptativas”. O objetivo é foi estudar a utilização da tabela de decisão junto à tecnologia adaptativa para o desenvolvimento de aplicações complexas.

Os professores que orientaram as pesquisas (e/d) Alex Poletto, Luiz Ricardo Begosso, Almir Rogério Camolesi e Luiz Carlos Begosso. (Foto: FEMA/Divulgação)

Os professores que orientaram as pesquisas (e/d) Alex Poletto, Luiz Ricardo Begosso, Almir Rogério Camolesi e Luiz Carlos Begosso. (Foto: FEMA/Divulgação)

“Na pesquisa, são apresentados os conceitos da tecnologia adaptativa e da tabela de decisão, demonstrando a implementação de uma camada adaptativa em um dispositivo de tabela de decisão. Para o estudo de caso, foi criado um jogo em que se utiliza da tabela de decisão para realizar tomadas de decisões, e quando necessário, mudar a estrutura deste dispositivo”, explicam os autores.

Já Gabriel Alan Madureira Gonçalves, acompanhado pelo professor doutor Alex Poletto, aborda o tema “Um Estudo Exploratório acerca de como o Dado Poderá Transformar a Saúde por meio da Tecnologia de Big Data”. O trabalho se propõe a analisar as tecnologias e soluções para demonstrar como o uso dos dados, juntos à Big Data, podem trazer evoluções na área da saúde.

Segundo os pesquisadores, com a crescente exponencial dos dados em escala mundial, grande parte deles não-estruturados, percebeu-se a possibilidade de extrair informações. “Padrões, direções para negócios, estatísticas e até mesmo benefícios para a área da saúde são informações úteis, tudo isso com as tecnologias referentes a Big Data e NoSQL”. Essa pesquisa terá continuidade por mais um ano, agora com o objetivo de fazer a parte prática.

O professor Alex Poletto, coordenador dos cursos de Informática, reforça a importância da pesquisa na formação superior. “A iniciação científica é um diferencial para o aluno, visto que promove o espírito pesquisador e proporciona a descoberta de conhecimento”.

A Informática da FEMA conta com os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (há 29 anos) e Ciência da Computação (há 19 anos). Ambas as graduações contribuem fortemente com o crescimento da instituição, realizando pesquisas que tratam de assuntos atuais junto à área de Tecnologia da Informação.

Nos últimos anos, o setor vem conseguindo 1/3 das bolsas de Iniciação Científica oferecidas pela FEMA e pelo CNPq. “Isso mostra a força e o comprometimento de professores e alunos com o desenvolvimento científico-tecnológico de nosso país”, completa o coordenador Alex Poletto.

Em breve, os artigos completos dos trabalhos encerrados em julho estarão disponíveis no site fema.edu.br/index.php/bibliotecafema, no menu Acervo Digital. Mais informações sobre pesquisa científica também estão no portal da FEMA.

Estudantes de Medicina capacitam professores de Assis em Primeiros Socorros

A turma XVI de Medicina da FEMA realizou uma série de capacitações em primeiros socorros para os ...

Leia mais
LAPSIQ

LAPSIQ promove evento sobre psiquiatria e espiritualidade em Assis

A Liga Acadêmica de Psiquiatria de Assis (LAPSIQ), composta por estudantes do curso de Medicina da ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos