Estudante de Medicina tem pesquisa publicada em revista internacional
Periódico é classificado como A2 no sistema Qualis; Pesquisa sobre tratamento de miiase oral contribui para opções terapêuticas na área médica
A estudante do segundo ano do curso de Medicina na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Valentina Interlichia Cappellari, teve sua pesquisa, intitulada “Treatment of oral myiasis in a patient with implant-supported fixed prosthesis (Tratamento de miiase oral em um paciente com prótese fixa suportada por implante),” recentemente publicada na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, um periódico internacional de destaque com classificação Qualis A2.
O trabalho foi realizado em parceria com estudantes e professores da Universidade de São Paulo (USP) – Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus de Jacarezinho, Universidade Nove de Julho de Bauru (UNINOVE) – Faculdade de Medicina, além do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo.
A pesquisa aborda a miiase oral, uma condição parasitária rara que exige tratamento imediato ao ser diagnosticada, e apresentou um caso clínico de um paciente idoso que utilizava uma prótese fixada em implantes, explorando novas opções terapêuticas. A conclusão do artigo destaca que a combinação de ivermectina sistêmica e tópica, juntamente com um tampão embebido em éter, além da terapia antibiótica com remoção mecânica das larvas e debridamento da ferida, mostrou-se eficaz, resultando em um desfecho e prognóstico favoráveis.
A Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo é reconhecida internacionalmente por sua contribuição significativa para a pesquisa médica e é classificada como A2 no sistema Qualis, ressaltando ainda mais a relevância do trabalho de Valentina Cappellari.
O que significa Qualis?
O Qualis é um conjunto de procedimentos empregados pela Capes para categorizar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Desenvolvido para atender às demandas específicas do sistema de avaliação, o Qualis baseia-se nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. A estratificação é realizada da seguinte forma: A1 e A2: inclui periódicos de excelência internacional; B1 e B2: engloba os periódicos de destaque nacional; B3, B4 e B5: considera os periódicos de relevância intermediária; C: abrange periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.
Posts relacionados
FEMA e GIPA promovem 1º Fique Sabendo com a comunidade acadêmica da faculdade
O curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com o ...
Leia maisEstudantes de Medicina capacitam professores de Assis em Primeiros Socorros
A turma XVI de Medicina da FEMA realizou uma série de capacitações em primeiros socorros para os ...
Leia mais