Curso de Medicina da FEMA é destaque em Congresso Mundial na África do Sul
Pesquisas sobre saúde mental de estudantes e tuberculose na gravidez ganham reconhecimento internacional

O curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) esteve representada no XXV Congresso Mundial da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), realizado na Cidade do Cabo, África do Sul.
Vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), o evento é um dos mais importantes do mundo na área médica e contou com a participação do professor Dr. Carlos Izaias Sartorão Filho e da estudante Ana Luísa Varrone Sartorão.
Durante o congresso, a FEMA apresentou dois estudos científicos desenvolvidos no curso de Medicina. A aluna Ana Luísa Sartorão expôs presencialmente a pesquisa “Female Undergraduate Medical Students from Developing Countries and Mental Health due to COVID-19”, uma revisão integrativa da literatura internacional sobre a saúde mental de estudantes de Medicina durante a pandemia. O estudo identificou que mulheres acadêmicas de países em desenvolvimento foram as mais afetadas por sintomas de depressão e ansiedade no período.
Outro destaque foi o trabalho “Late Spontaneous Miscarriage Due to Peritoneal Tuberculosis in Brazil, a Case Report”, apresentado pelo professor Dr. Carlos Izaias Sartorão Filho. O estudo foi desenvolvido por estudantes do sexto ano de Medicina da FEMA: Victor Gonçalves da Silva, Ana Rita Giroto, André Luiz da Silveira, Vinícius Fernandes de Araújo Oliveira, Marcel Henrique Silveira Batista Filho, Marcus Vinícius Rosa Pesqueira, Guilherme Gava Khenaifes, Ana Beatriz Andrade Franciscani e Michele Gonçalves Antunes. A pesquisa aborda um caso raro de tuberculose pélvica associada à perda gestacional.
A viagem também teve caráter estratégico para a internacionalização da FEMA. O professor Sartorão e a estudante Ana Luísa estabeleceram contato com importantes nomes da medicina mundial, como a presidente da FIGO, professora Kihara Anne-Beatrice, a vice-presidente do Royal College do Reino Unido, professora Asma Khalil, e a professora Ligita Jokubkiene, da Universidade de Malmö, na Suécia.
A agenda incluiu ainda uma visita técnica ao Tygerberg Hospital, referência em obstetrícia e gestação de alto risco na África do Sul. A equipe da FEMA foi recebida pela professora Tasleem Hassin, da University of Stellenbosch, e discutiu futuras parcerias e oportunidades de estágio internacional.
“Participar de um congresso desta magnitude ao lado de minha filha e aluna, apresentando trabalhos de alto nível, foi um momento de imenso orgulho profissional e pessoal”, afirmou o professor Dr. Carlos Sartorão. “Essa experiência comprova que a Faculdade de Medicina de Assis está alinhada aos padrões internacionais e tem produzido ciência de impacto global”, destaca.
A presença da FEMA no congresso reforça o compromisso da instituição com uma formação médica de excelência, que conecta ensino, pesquisa e experiências internacionais para preparar profissionais aptos a enfrentar os desafios da saúde contemporânea.
- Em visita ao Tygerberg Hospital
- Professora Ligita, da Malmö University
- Participações no FIGO
- Poster sobre Tuberculose Pelvica, dos alunos do 6º ano
- Ana Luísa e a presidente da FIGO, Profa. Kihara Anne Beatrice
- Profa. Asma Khalil, do Royal College of Obstetrics and Gynecology
Posts relacionados

FEMA realiza processo seletivo para novos docentes do curso de Medicina
Na tarde do dia 2 de outubro de 2025, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...
Leia mais
Estudantes de Medicina criam série de vídeos de primeiros socorros em Libras
A inclusão ganhou força dentro do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de ...
Leia mais