Notícias FEMA

Curso adquire mesa multiplataforma 3D

Tecnologia é pioneira entre as faculdades da região. Apenas 30 instituições em todo Brasil têm o equipamento

A Medicina da FEMA segue ampliando sua estrutura.  Agora, alunos e professores contam com uma mesa 3D, com tecnologia de ponta. A faculdade é a primeira entre as instituições de ensino da região a adquirir esse equipamento.

Plataforma multidisciplinar, a mesa interativa é uma tela “touch” de 65 polegadas, que reconhece e reproduz arquivos de imagem. O equipamento tem recursos de zoom, ajuste de brilho, contraste e nitidez. É possível realizar, por exemplo, dissecções e autópsias virtuais geradas através de imagens de um corpo real.

“Cada ser humano tem suas variações anatômicas. O ganho que essa tecnologia oferece é que o estudante pode aprender anatomia com casos reais”, diz Cláudio Santana, gestor desenvolvedor de TI da Csanmek, empresa de soluções tecnológicas voltadas ao modelo de ensino chamado de metodologia ativa.

Para o doutor Jairo César do Reis, coordenador do curso de Medicina da FEMA, a nova tecnologia auxiliará ainda mais o formato pedagógico da graduação. “Investir em tecnologia é fundamental para que o aluno absorva melhor as informações. Diversas possiblidades podem ser trabalhadas com essa plataforma”.

Apenas 30 instituições em todo o Brasil possuem a mesa multidisciplinar 3D. A FEMA investiu R$ 280 mil reais para adquirir o equipamento. “A intenção do curso de Medicina, além de um ensino de excelência, é estar em contato com aquilo que é sempre mais relevante em termos de tecnologia para as aulas”, ressalta Jairo César dos Reis.

Cláudio Santana, gestor desenvolvedor de TI da Csanmek, durante capacitação do corpo docente de Medicina. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

Cláudio Santana, gestor desenvolvedor de TI da Csanmek, durante capacitação do corpo docente de Medicina. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

A plataforma já está à disposição do corpo docente. Na semana passada, os professores participaram de uma capacitação realizada pela Csanmek no campus da fundação. Os profissionais tiveram mais detalhes sobre o funcionamento da mesa e conheceram seus recursos interativos.

Vestibular 2018

As inscrições para o Vestibular 2018 de Medicina da FEMA seguem abertas. O processo seletivo, mais uma vez organizado pela Fundação Vunesp, oferece 40 vagas.

Os interessados devem fazer as inscrições até 4 de outubro exclusivamente no site www.vunesp.com.br. Após o pagamento da taxa no valor de R$ 320, a participação na prova, que acontece em 3 de novembro, é confirmada.

Essa será a quarta turma de Medicina. Além de equipamentos modernos, o curso, pautado na metodologia ativa, mantém importante acordo com a Prefeitura de Assis e a Secretaria Municipal de Saúde, que coloca o aluno em contato direto com a rede pública de saúde.

Supervisionados por professores e tutores, os estudantes atuam nas unidades da Estratégia de Saúde da Família, ESF. Para 2018, essa parceria será ampliada com a construção de novos consultórios dentro dessas unidades e que serão utilizados pela Medicina da FEMA.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos