Notícias FEMA

Alta empregabilidade marca cursos de Informática da FEMA

Estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação conquistam vagas no mercado antes mesmo de se formarem

Com a crescente demanda por profissionais de tecnologia, os cursos de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) têm se destacado pela alta empregabilidade dos estudantes ainda antes da conclusão da graduação. Em um levantamento recente, a coordenadora dos cursos de Informática da FEMA, professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, identificou mais de 80 estudantes já inseridos no mercado de trabalho, seja em estágios ou em posições efetivas em empresas de tecnologia.

 

“Os nossos estudantes estão sendo absorvidos pelo mercado regional e até nacional, antes mesmo de concluírem o curso”, destaca a professora Diomara. Entre as empresas que têm empregado esses jovens talentos estão grandes nomes como Systemfy, Engemap, Totvs, Verkom e Leveros. Além disso, muitos estudantes têm conquistado estágios na própria FEMA, em projetos do Hub Inova FEMA e da Fomenta Vale, bem como em prefeituras da região.

 

A coordenadora reforça que a alta empregabilidade é reflexo da estrutura curricular dos cursos, que combinam sólida formação teórica com práticas orientadas para as necessidades do mercado de TI. “Nosso objetivo é formar profissionais que não só atendam às demandas do mercado, mas que também tragam inovação e qualidade aos projetos em que atuam”, explica Diomara.

 

Um exemplo recente de sucesso é o da estudante do segundo ano de Ciência da Computação, Giovana Vilella, que conquistou uma vaga de desenvolvedora na Totvs. “Ao receber a proposta de emprego ainda durante a faculdade, eu fiquei muito feliz e, inicialmente, não acreditei”, conta Giovana. Ela explica que sua experiência de estágio no Centro de Ensino e Pesquisa em Informática (CEPEIN) da FEMA foi determinante para essa conquista. “Foi no CEPEIN que aprendi como é o processo de desenvolver uma API, e fui incentivada a buscar conhecimento além da faculdade. Nele, aprimorei minhas hard skills, com tecnologias que uso no trabalho, e soft skills, como desenvolver em grupo e apresentar uma aplicação”.

 

Giovana também deixa uma mensagem para futuros estudantes que desejam seguir carreira em tecnologia. “Entre em um estágio da área, nem que seja voluntário, pois isso complementa a faculdade e te fornece experiência, além de conhecer pessoas que já estão trabalhando na área ou que eventualmente estarão. Faça isso o mais cedo possível, mesmo que não tenha nenhuma experiência”, aconselha.

 

Essa realidade reforça o diferencial dos cursos de Informática da FEMA, especialmente em um momento em que o mercado busca cada vez mais profissionais qualificados em tecnologia. Com inscrições abertas para o Vestibular da FEMA 2025, os interessados em ingressar nas graduações de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação têm a chance de iniciar uma jornada de formação que não só amplia suas perspectivas de carreira, mas também oferece uma integração rápida com o mercado de trabalho.




Conclusão do FEMA Robótica reúne alunos e familiares em cerimônia especial

No último dia 25 de novembro, as turmas do projeto FEMA Robótica celebraram a conclusão do ...

Leia mais

Projeto Transformação Tecnológica encerra atividades de 2024

No dia 29 de novembro de 2024, foi realizada a última aula do projeto “Transformação ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos