O que é CPA?
CPA, Comissão Própria de Avaliação é o órgão responsável pelo processo de autoavaliação institucional contínua e permanente, englobando os diferentes aspectos dos pilares ensino, pesquisa, extensão e gestão.
Dessa forma, a CPA deve coordenar a auto avaliação institucional, desde a elaboração do método, passando por sua implementação e compilação dos resultados, culminando com a elaboração do Relatório Anual de Avaliação Institucional, que deverá subsidiar as ações administrativas e pedagógicas da Instituição, e é usado pelo CEE/SP para o recredenciamento institucional e reconhecimento dos cursos, dentre outras atividades, em conformidade com a Deliberação nº 160/2018.
Como é composta a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) está prevista na Lei Nº 10.861, de 14/04/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), prevê em seu Art 2º, inciso IV, que a avaliação institucional deverá assegurar “a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações”, com base na Deliberação do CEE nº 160/2018.
Compete a CPA:
- Coordenar os processos de avaliação internos da instituição.
- Elaborar programas e realizar a avaliação interna da instituição.
- Elaborar programas de conscientização e sensibilização, assim como divulgar as ações da Comissão Própria de Avaliação – CPA, visando estimular a participação da comunidade acadêmica nas ações de avaliação.
- Promover ações institucionais necessárias ao cumprimento dos objetivos do Conselho Estadual de Educação.
- Participar dos processos de credenciamento e recredenciamento da instituição.
- Estimular a cultura da autoavaliação no meio institucional.
- Formular proposta de melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos na instituição, com base na análise dos resultados obtidos na avaliação interna e avaliação externa.
Finalidades
A CPA ter por finalidade acompanhar, disciplinar e orientar o desenvolvimento das instituições quanto à qualidade de suas ações educacionais, científicas, culturais e comunitárias, incluindo a análise das condições gerais de oferta dos cursos de graduação; bem como subsidiar os processos de credenciamento e recredenciamento da instituição.

